Novas formas de empreender transformam o setor imobiliário

O setor imobiliário brasileiro tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionado pela adoção de modelos de negócios mais enxutos e apoiados em tecnologia. Redes de franquias têm desempenhado um papel relevante nesse movimento, utilizando sistemas digitais para automatizar processos e oferecer soluções mais acessíveis a empreendedores.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um aumento geral no faturamento, com destaque para o impacto da digitalização e maior flexibilidade operacional. Embora o levantamento da ABF aborde o panorama geral do franchising no Brasil, especialistas observam que a tecnologia tem sido um dos principais vetores de transformação no mercado imobiliário.

Jefferson Aguiar, CEO da Kasa+, comenta: “A utilização de tecnologia nos processos imobiliários, como a integração de crédito pré-aprovado e a centralização de dados em plataformas digitais, tem possibilitado que corretores e franqueados atuem com mais eficiência. Isso permite decisões mais estratégicas e maior previsibilidade nos negócios”.

Modelos operacionais mais ágeis também estão sendo fortalecidos por parcerias com instituições financeiras, que oferecem crédito pré-aprovado aos compradores, facilitando a conclusão das negociações. Além disso, treinamentos e capacitações voltados para as áreas comercial, jurídica e operacional estão sendo incorporados para garantir que os profissionais estejam preparados para atender às novas demandas do mercado.

Expansão do setor imobiliário para mercados regionais

Especialistas apontam que a descentralização das grandes capitais é outra tendência em destaque. De acordo com Jefferson Aguiar, “a expansão para cidades de médio porte e interiores tem sido uma estratégia das empresas do setor para atender à crescente demanda por qualidade de vida e trabalho remoto”. Ele destaca que essas áreas oferecem oportunidades para investidores que buscam atuar em mercados menos saturados, mas com grande potencial de crescimento.

Perspectivas para o mercado

Ainda de acordo com a ABF, a digitalização e a flexibilidade dos modelos de negócios devem continuar sendo fatores impulsionadores para o crescimento do franchising nos próximos anos. O setor imobiliário, em particular, está entre os que mais têm adotado tecnologias para facilitar processos, como gestão automatizada de leads e funis de vendas, além de parcerias financeiras que simplificam a obtenção de crédito pelos compradores.

Para mais informações sobre modelos de negócios e suas projeções no Brasil, basta consultar a Associação Brasileira de Franchising.

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Rigaku anuncia o STAvesta, um analisador térmico feito sob medida para o desenvolvimento de materiais de última geração

Favorece uma ampla gama de usuários, de iniciantes a especialistas, atendendo a uma ampla variedade…

8 horas ago

Esri lança nova experiência de e-commerce para dados demográficos

Organizações podem adquirir conjuntos de dados atualizados e confiáveis, que abrangem desde o censo até…

8 horas ago

Conectividade tão versátil quanto a aeronave, Internet Starlink de alta velocidade, agora disponível para o Cessna Caravan

A Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou hoje uma solução…

1 dia ago

RevBits, LLC expande sua presença na América do Sul com a FMP Soluções, sediada no Brasil

A parceria estratégica abre novos mercados para que a FMP Soluções e a RevBits ofereçam…

1 dia ago

Bitget Wallet firma parceria com a Mastercard e a Immersve para lançar um cartão de criptomoedas com taxa zero

SAN SALVADOR, El Salvador, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet se uniuàlíder…

1 dia ago

Vanderbilt escolhe o GigaLab da Parse Biosciences para gerar um atlas de anticorpos neutralizantes precoces contra sarampo, caxumba e rubéola

Pesquisadores buscam identificar subtipos dominantes de plasmoblastos induzidos pela vacina tríplice viral (MMR), com o…

1 dia ago