Rigaku coopera na análise de raios X de Fusuma-e por Maruyama Okyo

A Rigaku Corporation, parceira internacional de soluções em dispositivos analíticos de raios X e uma empresa do Grupo Rigaku Holdings Corporation (sede: Akishima, Tóquio; diretor executivo: Jun Kawakami; doravante “Rigaku”) realizou medições de fusuma-e em Daijoji, um templo em Mikata-gun, província de Hyogo.Fusuma-e, também chamado shohekiga, são imagens desenhadas em fusuma, partições deslizantes tradicionais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250520605840/pt/

Measurement using the Thermo Scientific™ Niton™ XL5 Plus, a handheld XRF analyzer

As medições foram realizadas como parte de um projeto de pesquisa para “restaurar as cores originais do revestimento em folha de ouro de fusuma-e com desenho de Maruyama Okyo (1733-1795), um pintor de meados e fim do período Edo. O projeto conta com a cooperação de três pesquisadores: Shinno Yamasoba, assistente do sacerdote-chefe do templo Daijoji e líder do projeto; Tetsuya Senda, ex-funcionário do Instituto Nacional de Pesquisa Marítima; e Takeshi Tanaka, artista e professor da Universidade de Arte e Design de Tohoku.

A finalidade das medições era investigar cientificamente a intenção artística de Maruyama Okyo, o contexto histórico em que ele pintou e o impacto que a restauração teria. A equipe utilizou o Thermo Scientific™ Niton™ XL5 Plus, um analisador portátil de fluorescência de raios X (XRF), por sua capacidade de analisar a composição do material de modo não destrutivo. Dados detalhados foram coletados, com foco em três áreas de interesse a seguir.

(1) Determinação do momento da produção das imagens do pavão

A equipe fez medições para determinar se a película de ouro utilizada nos dois painéis centrais e nos dois painéis finais tinha a mesma composição ou composição diferente. A confirmação de que as composições fossem diferentes indicaria evidências científicas de que fusuma-e foram produzidos em diferentes épocas.

(2) Uso de película de ouro para expressar perspectiva

Medições preliminares sugerem que a película de ouro foi utilizada em painéis com desenhos coloridos de basho (banana de fibra japonesa) para produzir um tom avermelhado brilhante, e em painéis com desenhos de pavões a tinta para criar um aspecto azulado escuro. Nesta medição, as composições de todos os fusuma foram analisados ​​para examinar mais a fundo se diferentes graus de cores de película de ouro foram utilizadas em espaços de dois painéis para criar perspectiva (sensação de profundidade). É esperado que os resultados levem a uma nova compreensão das técnicas expressivas de Okyo.

(3) Uso de película de ouro nas eras Edo e Meiji

A equipe comparou a película de ouro utilizada por Okyo em pinturas originais na era Edo com a película de ouro utilizada em reparos no início da era Meiji (meados ao fim do século XIX).Esta medição foi uma oportunidade preciosa para obter dados quantitativos sobre a película de ouro utilizada na era Edo.

É esperado que estes resultados analíticos sejam utilizados ​​como um recurso científico para aprofundar a compreensão das técnicas e dos estilos de pintura de Maruyama Okyo.

A Rigaku continuará contribuindo para preservar tesouros culturais e sua transmissão a futuras gerações através da ciência e da tecnologia.

Sobre o Rigaku Group

Desde sua fundação em 1951, os profissionais de engenharia do Rigaku Group vêm se dedicando a beneficiar a sociedade com tecnologias de ponta, incluindo notavelmente seus principais campos de análise térmica e de raios X. Com presença de mercado em mais de 90 países e cerca de 2.000 funcionários de 9 operações internacionais, a Rigaku é uma parceira de soluções no setor e institutos de análise de pesquisa. Nossa taxa de vendas no exterior chegou a cerca de 70%, enquanto sustenta uma participação de mercado excepcionalmente alta no Japão. Junto com nossos clientes, continuamos nos desenvolvendo e crescendo. À medida que as aplicações se expandem de semicondutores, materiais eletrônicos, baterias, meio ambiente, recursos, energia, ciências biológicas para outros campos de alta tecnologia, a Rigaku realiza inovações “para melhorar nosso mundo ao impulsionar novas perspectivas.”

Para mais detalhes, acesse rigaku-holdings.com/english

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de imprensa:

Sawa Himeno

Chefe do Departamento de Comunicações na Rigaku Holdings Corporation

prad@rigaku.co.jp

+81 90 6331 9843

Fonte: BUSINESS WIRE

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Nono e décimo satélites O3b mPOWER da SES são lançados com sucesso

Com esses dois satélites, a constelação O3b mPOWER continua a definir o padrão de conectividade…

23 horas ago

A ExaGrid lança a versão 7.3.0

A última atualização inclui suporte ao Rubrik, MongoDB e economia de armazenamento para dumps SQL…

23 horas ago

Linguagem corporal molda relações no trabalho

A linguagem corporal exerce influência direta nas relações de trabalho, impactando processos seletivos, liderança, comunicação…

23 horas ago

ABB faz aporte em escritório de engenharia

Investimento viabiliza participação da empresa em megaplanta de alumínio na Finlândia

23 horas ago

Gráfica Online visita evento Future Print 2025 em SP

GIV Online, empresa especializada na produção de brindes personalizados, visita evento gráfico e mantém foco…

23 horas ago

Jader Almeida estreia no imobiliário com Enora, nos Jardins

O ENORA Residence marca a estreia de Jader Almeida no desenvolvimento imobiliário, com um projeto…

23 horas ago