Live da Econet detalha ajuste em documento fiscal com foco na Reforma Tributária

A Econet Editora realiza na próxima quarta-feira, 25 de junho, às 15h, uma live gratuita para explicar as principais mudanças que os contribuintes enfrentarão com a atualização do leiaute da nota fiscal eletrônica. O evento será transmitido pelo canal da editora no YouTube (@canaldaeconet) e contará com a participação de Wagner Gonzales, coordenador da Consultoria Fiscal, e Pedro Costa, analista técnico da área federal.

Durante a transmissão, os especialistas apresentarão os novos prazos definidos pela Receita Federal, indicarão os campos que devem ser preenchidos para viabilizar a cobrança dos tributos da Reforma Tributária e esclarecerão dúvidas. O foco estará em apresentar os ajustes que precisam ser feitos para que as empresas estejam prontas já a partir de julho, quando começa o período de testes em ambiente de homologação.

A mediação ficará a cargo de Mariana Borges, gerente da área Fiscal da Econet Editora, que acompanhará os temas com foco nas implicações práticas para empresas, contadores e desenvolvedores de sistemas. Segundo Mariana, o objetivo da live é antecipar os pontos críticos da transição. “Muitos ajustes precisam ser feitos nos bastidores, desde a atualização de sistemas até o treinamento das equipes. Nosso papel é tornar esse processo mais claro e acessível”, afirma.

Notas fiscais passam a refletir transição para IBS, CBS e IS

A live acontece em um momento decisivo para a implementação da Reforma Tributária do Consumo, que substitui cinco tributos atuais por três novos a partir de 2026. O ICMS (estadual) e o ISS (municipal) serão unificados no IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Já o PIS e a Cofins (federais) serão substituídos pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Além disso, entra em cena o IS (Imposto Seletivo), que incidirá sobre produtos com impacto negativo à saúde ou ao meio ambiente.

Para viabilizar essa transição, a Receita Federal publicou em abril a Nota Técnica 2025.002, que define os campos obrigatórios para a indicação desses tributos na NF-e e na NFC-e. A partir de julho, as empresas poderão testar o preenchimento desses campos em ambiente de homologação. A liberação para o ambiente de produção está prevista para outubro, com obrigatoriedade total a partir de janeiro de 2026.

A participação é aberta ao público e não exige inscrição prévia. O link para a live é: https://www.youtube.com/live/rA7AxQ_JFyU

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
DINO

Recent Posts

Thales reforça sua liderança em conectividade eSIM e IoT com uma solução certificada “pronta para uso”

Em um momento em que bilhões de objetos conectados estão transformando os setores, a Thales…

1 dia ago

LambdaTest possibilita testes Playwright em dispositivos iOS reais para melhorar a precisão dos testes móveis

O novo recurso oferece às equipes de controle de qualidade a possibilidade de automatizar os…

1 dia ago

IA na educação: docentes utilizam tecnologia para personalizar o aprendizado

Quase 75% dos professores veem a inteligência artificial como aliada no processo educacional, segundo pesquisa

1 dia ago

Delivery 99Food começará a funcionar em São Paulo em agosto

Empresa inicia operação na capital paulista no começo do mês que vem e planeja chegar…

1 dia ago

Feira Equipotel abre credenciamento para edição 2025

Com expectativa de receber mais de 22 mil visitantes, evento busca conectar profissionais, empresas e…

1 dia ago

FuturePrint reúne líderes em brindes e comunicação visual

Ao lado dos fabricantes de máquinas e distribuidores de brindes, a LTP Personalização destaca a…

1 dia ago