Portal Comunique-se

Pesquisa fortalece vínculo com clientes internos da Brasal

Pesquisa fortalece vínculo com clientes internos da Brasal
Pesquisa fortalece vínculo com clientes internos da Brasal

Relacionamento com os clientes do Centro Corporativo da Brasal é reforçado com a realização de pesquisa de satisfação

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

A Brasal, com forte atuação nos segmentos de incorporação e construção, bebidas, combustíveis e energia, vem investindo em ferramentas que impulsionam a experiência dos colaboradores em diferentes segmentos do Grupo. Uma dessas ferramentas é a Pesquisa de Satisfação estruturada, desenvolvida em parceria com o IEG, com o objetivo de entender profundamente as percepções dos clientes do Centro Corporativo e transformar os resultados em ações concretas e estratégicas.

“A pesquisa de satisfação proporcionou ao Centro Corporativo da Brasal um entendimento mais profundo das necessidades dos clientes, permitindo identificar áreas de melhoria, revisar processos e fortalecer o relacionamento entre equipes e clientes. Além disso, os resultados impulsionaram a criação de planos de ação monitorados de perto, com impacto direto na remuneração variável das equipes, e, por meio da parceria com o lEG, possibilitaram comparações estratégicas com as melhores práticas de mercado, aumentando a precisão e a maturidade da iniciativa”, afirma Leonardo Oliveira, Gerente de Gestão Estratégica da Brasal.

O modelo adotado prioriza a avaliação em diferentes dimensões, como a clareza na comunicação e a qualidade nas entregas, e permite um maior alinhamento dos gestores do Centro Corporativo em relação aos seus processos.

“A escuta ativa estruturada, aliada a uma leitura inteligente dos dados, pode proporcionar insights valiosos, que auxiliam na tomada de decisões e na implementação de melhorias concretas no atendimento e na percepção dos clientes internos, destaca Lara Pessanha, Sócia do IEG e Responsável pela área de Inteligência de Mercado.

A Brasal valoriza a opinião dos seus clientes e isso se reflete no Centro Corporativo, que aplica pesquisas de satisfação com os clientes internos há sete anos. Até 2022 as pesquisas eram realizadas internamente, no entanto, em 2023, a empresa buscou uma parceria com o IEG para torná-las mais estruturadas e isentas.

Após a implementação da pesquisa reformulada em conjunto com o IEG, o Centro Corporativo da Brasal observou alguns benefícios como:

1. Entendimento mais profundo das percepções dos clientes

A pesquisa estruturada possibilitou uma compreensão mais detalhada das necessidades e desafios dos clientes, sendo uma ferramenta para tangibilizar as mudanças necessárias, como a revisão dos prazos de atendimento (SLAs).

2. Maior foco no relacionamento com os clientes

A pesquisa gerou um engajamento mais forte entre as equipes do Centro Corporativo e seus clientes, promovendo uma maior proximidade e uma comunicação mais eficiente com os segmentos e unidades. Em 2025, a Pesquisa de Satisfação superou a meta de adesão de 60%, um aumento de 20% em comparação com a edição realizada no primeiro semestre de 2024, refletindo a melhoria no engajamento dos usuários.

3. Mapeamento de áreas com maiores oportunidades de melhoria

A pesquisa revelou áreas com possibilidades de melhorias, levando à revisão de processos e troca de gestão, em alguns casos. 

Com isso, os resultados da pesquisa deixam de ser apenas números e passam a ser base para decisões reais e evolutivas.
“A Pesquisa de Satisfação é uma ferramenta muito valiosa para todas as empresas, independentemente do seu segmento ou porte. Ao ouvir o cliente, é possível direcionar os projetos e as melhorias para o que realmente faz sentido para quem utiliza os produtos/serviços oferecidos. Nos CSCs, esse cenário não é diferente, ainda mais considerando que um dos principais diferenciais do modelo de Serviços Compartilhados é o foco no cliente”, reforça a empresária.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner