NOVA YORK, July 17, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Indicium, consultoria global especializada em dados e IA, acaba de divulgar os resultados do Relatório de Maturidade em IA 2025. O estudo mostra uma realidade preocupante: embora o setor financeiro esteja pronto para escalar o uso de inteligência artificial, ainda enfrenta sérios desafios de base, especialmente em qualidade de dados e modernização da infraestrutura.
Apesar do entusiasmo, muitos projetos são travados por sistemas legados e arquiteturas de dados que não atendem aos requisitos técnicos para IA, como integração entre plataformas, processamento em tempo real e confiabilidade dos dados. Para destravar valor real com IA, o setor precisa avançar em direção a uma base de dados mais moderna, precisa e escalável.
O relatório é baseado em entrevistas com cerca de 700 profissionais de TI de empresas com mais de 1.000 funcionários, abrangendo setores como finanças, saúde, varejo e manufatura. A seguir, alguns dos principais destaques da pesquisa:
Sistemas de dados desatualizados
Infraestrutura de dados como pré-requisito para IA
De forma semelhante, entre empresas de outros setores, 70% apontaram a preparação dos dados para IA como prioridade e 65% citaram a integração entre plataformas.
Entre os profissionais de outros setores, 48% também se disseram apenas moderadamente preparados e 40% apontaram falta de qualidade e governança como barreiras.
IA ganha terreno nas operações do setor financeiro
Em comparação, 61% dos profissionais de TI em empresas de outros setores afirmaram ter soluções com IA em produção em vários departamentos, com 33% ainda em fase piloto ou experimental. Nesses setores, 59% também utilizam IA para governança e qualidade de dados.
Treinamentos e parcerias como aceleradores
Além disso, 46% destacaram a importância de uma colaboração mais eficiente com parceiros e fornecedores externos. Em outros setores, 62% dos profissionais de TI apontaram a melhoria do treinamento como fator-chave, enquanto 47% destacaram o papel das parcerias externas.
“O estudo confirma o que temos visto no mercado: qualidade dos dados e sistemas modernos são a base do sucesso com IA”, afirma Matheus Dellagnelo, CEO da Indicium. “As empresas estão prontas para adotar IA, mas esbarram em sistemas legados. Uma fundação de dados sólida destrava avanços reais, acelera o impacto da IA e fortalece a competitividade. Quem investe em modernização hoje está mais preparado para gerar valor com IA agora e no futuro.”
Sobre a Indicium
Com sede em Nova York, a Indicium é uma empresa global de serviços em dados e inteligência artificial que apoia grandes organizações na migração acelerada, otimização de plataformas e construção de produtos de dados escaláveis. Nosso time conta com mais de 450 especialistas certificados atuando em todo o ciclo de vida dos dados.
Cada projeto é impulsionado pelo IndiMesh — nosso framework proprietário com IA embarcada — que combina inteligência coletiva, expertise comprovada e controle de qualidade rigoroso. Líderes de mercado como PepsiCo e Bayer confiam na Indicium para reduzir riscos, acelerar resultados e gerar valor duradouro. www.indicium.ai
Contato:
Kevin Wolf
kevin@tgprllc.com
GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9493358)
A Eldorado integrou o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil em sua plataforma local para…
O crescente ecossistema de fornecedores permite a rápida modernização de dados empresariais, aplicativos e tomada…
SYDNEY, Aug. 13, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Axi, uma força líder no segmento de…
A Andersen Consulting anuncia um contrato de cooperação com a Future Processing, uma consultoria de…
Adoção de programas sistemáticos de inspeção de torque, uso de ferramentas calibradas e treinamentos técnicos…
Focado no desenvolvimento dos mercados brasileiro e latino-americano