Portal Comunique-se

Expo ABF Rio oferece opções de investimento em franquias

Expo ABF Rio oferece opções de investimento em franquias
Expo ABF Rio oferece opções de investimento em franquias

Evento reúne mais de 100 redes de franquias, sendo mais de 10% estreantes, com opções de investimento inicial que variam de R$ 10 mil a valores acima de R$ 2 milhões

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou R$ 135,8 bilhões no 1º semestre de 2025, alta de 11,6% sobre igual período de 2024. No acumulado de 12 meses, a variação foi de 14,4%, com faturamento superior a R$ 287 bilhões — evidenciando a expansão do modelo de franquias no País.

Com base nesses indicadores, potenciais franqueados terão, na Expo Franchising ABF Rio, a oportunidade de avaliar operações e conversar com franqueadores. A feira ocorrerá de 18 a 20 de setembro, no Anfiteatro do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

Em sua 18ª edição, o evento reúne cerca de 100 marcas, com investimentos de menos de R$ 10 mil a mais de R$ 2 milhões, em segmentos como Alimentação, Casa e Construção, Tecnologia, Educação, Entretenimento, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros.

Na visita, o investidor pode comparar modelos, conferir taxas (franquia, royalties, marketing), suporte, projeções e critérios de seleção, além de agendar reuniões, solicitar materiais e avaliar prazos contratuais e condições de abertura.

Com expectativa de público superior a 15 mil visitantes, a feira, que é organizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), com patrocínio Santander/Getnet, aposta em um conceito de hub de negócios, combinando exposição de marcas, mentorias, painéis de conteúdo e orientações especializadas sobre como investir com segurança em uma franquia.

"A Expo Franchising ABF Rio já é um marco na agenda econômica do País. Mais do que uma feira, ela se consolida como plataforma de geração de negócios e expansão das redes de franquias no Brasil", afirma Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio.

Os ingressos poderão ser obtidos pelo link da Expo, com valor de R$ 50 por dia, R$ 35 para cada, no caso de irem duas pessoas juntas ou R$ 70 para acesso aos três dias de evento.

Dentre os expositores, seguem abaixo exemplos de novidades que as marcas estão trazendo para o evento:

Azul Empréstimo
Rede de crédito consignado, pessoal, financiamento, consórcios e seguros (AzulPay/AzulPrev). São mais de 780 unidades no País, com modelos flexíveis, suporte e treinamento ao franqueado.

Balcão Urbano
Franquia de vending machines (investimento a partir de R$ 70 mil) e varejo autônomo para empreendedores e marcas, com expansão em espaços corporativos e parceria com RH para implantação/operação.

Bio Mundo
A rede lança o mini mercado de produtos saudáveis (a partir de R$ 200 mil), com conveniência, portfólio natural e foco em sustentabilidade. Apresenta novas estratégias de marketing e suporte; 76% dos franqueados têm mais de uma loja.

Chiquinho Sorvetes
Com mais de 1.100 operações pelo Brasil, a rede de sorvetes traz pro evento modelos em lojas e quiosques compactos, ideais para áreas reduzidas com investimento a partir de R$ 344 mil.

Cor & Unha
Rede de esmaltaria (Grupo BDC) com mais de 50 unidades no Rio e em São Paulo, modelos adaptáveis, investimento desde R$ 153 mil, retorno até 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 25 mil.

É Drink
Máquinas de drinks em autosserviço com investimentos a partir de R$ 98 mil serão apresentados na Expo. A rede tem 22 máquinas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A meta é chegar a mais três estados e para o próximo ano o plano prevê a abertura de 50 unidades no país.

Fizzoli Sorvetes
Marca de sorvetes do Grupo BDC possui uma operação simplificada, gestão enxuta e preço de fábrica. Investimento desde R$ 130 mil e faturamento médio de R$ 45 mil/mês.

Follow ME Idiomas
Escola de idiomas (Grupo BDC) com modelo low cost e formatos adaptáveis. Investimento a partir de R$ 58 mil; receita projetada de R$ 25 mil/mês; metodologia que estimula participação de iniciantes.

Fuel Eyewear Company
Quiosques (payback médio de 15 meses) e lojas óticas com 30% do faturamento em solares. Em 2025, iniciou produção própria no Rio; collabs oficiais com Flamengo, Fluminense, Botafogo e Corinthians.

Giraffas
A rede alimentação segue em expansão: no Sudeste, onde possui 131 lojas, as vendas cresceram 75% nos últimos três anos (até dez/2024), e no Rio de Janeiro houve alta de 26% no período. Lançou Cashback nas 18 unidades do Estado (até 15% de retorno em compras via app/site), com piloto em avaliação para expansão.

Grupo Trigo
Foco no Spoleto Piccolo (formato compacto para pequenos shoppings/cidades). Oferece suporte antes, durante e após a abertura e a Escola de Multifranqueados (aulas presenciais e online).

iGUi
Há 30 anos no mercado, expõe TRATABEM (microfranquia de serviços para piscinas), iGUi (com a piscina Kéramos) e Splash. Em 2024, faturou mais de R$ 2,4 bilhões e tem mais de 1.200 operações no mundo. Aportes: de R$ 75 mil (TRATABEM, payback 12 –18 meses) a R$ 1 milhão (iGUi, retorno até 60 meses).

Maria Brasileira
Franquia de limpeza residencial/empresarial com suporte, desconto na taxa e parcelamento. Para 2025, projeta 535 unidades e R$ 205 milhões, com expansão via multifranqueados e cidades pequenas.

Mikro Market
Franquia de mercado autônomo do Rio de janeiro, com instalações em condomínios e ambientes corporativos, modelo sem funcionários. Fundada em 2021, entrou no franchising em 2023 e soma mais de 300 unidades. Investimento de R$ 60 mil; faturamento médio de R$ 25 mil/mês.

N1 Chicken
Novo modelo de dark kitchen mais enxuto, com gestão por dados para reduzir custos e acelerar expansão. A holding ATW traz panorama do franchising gastronômico, com tecnologia, conveniência e suporte estruturado.

Porto do Sabor
Rede carioca de sucos, açaí e sanduíches no sistema de franquias desde 2014 e conquistou o Selo de Excelência ABF 2025. Possui o modelo de microfranquia low cost, com espaços a partir de 12 m² e mais de 600 opções de produtos, com foco em saudabilidade.

Prudential do Brasil
Primeira seguradora de vida em franquias: 2,1 mil corretoras franqueadas e 46 pontos de apoio. Entre as cinco maiores microfranquias da ABF, com investimento a partir de R$ 45 mil, suporte completo e atuação em educação financeira.

YES! Idiomas
Rede do Grupo BDC com mais de 50 anos e mais de 200 escolas em 16 estados e DF. Modelos Educacional, Soft, Light e Premium (de 50 m² a 250 m²). Investimento inicial a partir de R$ 30 mil; faturamento estimado de R$ 40 mil.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner