Portal Comunique-se

Emagrecimento 360 orienta tratamentos no Núcleo Padovan

Emagrecimento 360 orienta tratamentos no Núcleo Padovan
Emagrecimento 360 orienta tratamentos no Núcleo Padovan

Protocolo para obesidade combina avaliação clínica, plano nutricional, treino orientado e acompanhamento médico integrado e personalizado

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O Núcleo Padovan é um espaço de manutenção física e funcional que atua no tratamento da obesidade e no emagrecimento saudável. A clínica reúne profissionais de diferentes áreas, formando uma estrutura multidisciplinar, que é a base do conceito emagrecimento 360º.

O modelo é caracterizado pelo acompanhamento integrado, com foco em resultados sustentáveis. Com protocolos personalizados, o núcleo adapta as abordagens às necessidades clínicas e comportamentais de cada paciente, priorizando a melhora da saúde metabólica.

O Dr. Rogério Padovan, médico e diretor técnico do Núcleo Padovan, reforça que a clínica aposta na união entre ciência, tecnologia e abordagem multidisciplinar e que, na prática, resultam em protocolos clínicos estruturados, uso de equipamentos de avaliação corporal de alta precisão e acompanhamento contínuo de profissionais de diferentes especialidades;

"Essa integração permite que cada paciente seja avaliado e tratado de forma individualizada, com base em evidências científicas, recursos tecnológicos e o conhecimento combinado de diferentes especialidades. Além disso, dispomos de aparelhos estéticos que podem auxiliar na redução de gordura localizada, melhorar a flacidez e estímulo de colágeno", conta o médico.

Modelo de tratamento

A equipe multidisciplinar do Núcleo Padovan é composta por médicos nutrólogos, que atuam no ajuste do metabolismo e da saúde hormonal, nutricionistas, que desenvolvem planos alimentares personalizados, fisiologista e orientador físico, que orientam treinos adequados, fisioterapeuta, que emprega recursos estéticos para complementar os resultados e cardiologista, que acompanha a saúde cardiovascular.

"Para monitorar o progresso, com objetivo de garantir a eficácia do tratamento, utilizamos bioimpedância avançada para análise da composição corporal, monitoramento alimentar e exames laboratoriais periódicos. Esses recursos, quando bem indicados e associados, podem ajudar a otimizar a perda de gordura, melhorar a estética corporal e manter os resultados a longo prazo", explica o diretor técnico.

O Dr. Alan Ozores, médico nutrólogo e sócio do Núcleo Padovan, esclarece que cada protocolo de emagrecimento inicia com uma avaliação clínica e laboratorial detalhada, complementada por exames de composição corporal e análise do histórico de saúde do paciente.

"São considerados fatores como metabolismo basal, composição corporal, perfil hormonal, rotina, preferências alimentares, histórico de peso e eventuais condições de saúde. Com base nessa análise, a equipe desenvolve um plano que combina estratégias nutricionais, suplementação adequada, treino orientado e acompanhamento médico contínuo", detalha o especialista.

Impactos da obesidade

A obesidade é uma das principais questões de saúde pública no Brasil, com impacto direto na qualidade de vida, na expectativa de vida e nos custos do sistema de saúde. Segundo o nutrólogo, o desafio vai muito além da ingestão calórica excessiva, envolvendo fatores genéticos, hormonais, emocionais e sociais.

"A população enfrenta ainda barreiras como o acesso limitado a orientações qualificadas, rotinas cada vez mais sedentárias, consumo elevado de alimentos ultraprocessados e dificuldade de manter mudanças no estilo de vida a longo prazo", observa Dr. Alan Ozores.

Um estudo da Fiocruz Brasília aponta que 56% dos adultos brasileiros têm obesidade ou sobrepeso e que, se mantidas as tendências atuais, cerca de três quartos da população adulta poderá estar acima do peso em 20 anos, o que representa aproximadamente 130 milhões de pessoas. Segundo a análise, a epidemia crescente traz impactos diretos à saúde da população e aumenta os custos do sistema de saúde.

O nutrólogo ressalta que a obesidade está associada a mais de 200 complicações de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

"Ao encarar a obesidade como uma doença crônica, é possível trabalhar de forma contínua e estruturada para controlar as causas, prevenir complicações e manter resultados sustentáveis", alerta.

De acordo com o Dr. Rogério Padovan, quando indicados, tratamentos estéticos com aparelhos específicos para gordura localizada, flacidez e contorno corporal também são associados. No entanto, ele enfatiza que o cuidado estético é um aliado, mas deve sempre complementar um tratamento clínico seguro e eficaz.

"Tratar apenas o aspecto estético não resolve a raiz do problema e pode gerar frustração e efeito sanfona", prossegue.

O especialista pontua que a nutrologia exerce um papel central dentro do modelo de atendimento do Núcleo Padovan, pois permite avaliar de forma abrangente o estado de saúde do paciente e direcionar estratégias personalizadas para cada objetivo — seja emagrecimento, hipertrofia ou manutenção da saúde metabólica.

"Nossa atuação envolve a identificação e o tratamento de deficiências nutricionais, o ajuste fino da composição corporal e a otimização do metabolismo. Unindo ciência atualizada, tecnologia e integração com profissionais de diferentes áreas, podemos criar protocolos que não apenas focam na perda de peso, mas também podem atuar preservando a massa muscular, regulando marcadores metabólicos e favorecendo o equilíbrio hormonal", conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://nucleopadovan.com/

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner