Portal Comunique-se

Inovação aberta deve impulsionar nova fase da economia

Inovação aberta deve impulsionar nova fase da economia
Inovação aberta deve impulsionar nova fase da economia

SOSA Leaders Forum reúne lideranças empresariais, investidores, governo e academia para fortalecer a inovação tecnológica no Brasil. A iniciativa integra empresas brasileiras aos principais ecossistemas globais de tecnologia, com mais de 15 mil soluções em IA, computação quântica, automação industrial e transformação cultural digital e, assim, acelera investimentos em tecnologia e inovação.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O avanço da inteligência artificial (IA), da computação quântica e das tecnologias de fronteira está redefinindo, em tempo real, o mapa do poder econômico global. Para países e empresas, inovar deixou de ser diferencial e passou a ser questão de sobrevivência. É nesse contexto que a SOSA, empresa internacional de tecnologia e inovação aberta, com hubs em Nova York, Singapura, Tel Aviv e São Paulo, consolida sua atuação no Brasil com o propósito de conectar empresas que operam no Brasil aos ecossistemas e tecnologias mais avançadas do mundo, com impacto positivo nos negócios.

A operação da SOSA Brasil é liderada por Gianna Sagazio. No país, a empresa já colabora com corporações nacionais como Embraer, Natura, Suzano, Klabin, CSN, Basf, Repsol e várias outras, além de atuar em programas de internacionalização de startups, programas de aceleração de POCs e outros, junto a entidades como CNI, Sebrae, Embrapii, além do desenvolvimento de soluções sustentáveis e industriais com empresas, como os programas realizados com Suzano Ventures e CSN Inova.

“Esse é o tipo de diálogo que apoia o desenvolvimento do nosso ecossistema de inovação. É assim que fortalecemos a nossa capacidade de inovar onde importa, gerando valor real para empresas e para a sociedade”, relata Sagazio. “As empresas que não inovarem vão desaparecer. O desafio é agir agora e transformar conhecimento em resultado concreto”.

Corporações globais, governos e investidores são conectados a startups e soluções tecnológicas avançadas

Fundada em 2014, a SOSA conecta corporações globais, governos e investidores a startups e soluções tecnológicas avançadas. Por meio de seus hubs internacionais de inovação, a empresa opera em diversas frentes:

Serviços de Consultoria em Tecnologia e Inovação Aberta: Incluindo mapeamento de oportunidades, Provas de Conceito (POCs), e programas personalizados (sob medida), bem como implementações de soluções de ponta a ponta, apresentando tecnologias validadas e prontas para uso.

Programas de Aceleração em Grande Escala (Large Scale Accelerator Programs) e Landing Pads: Impulsionando a expansão e o crescimento sustentável para startups.

Ventures (Investimentos): Com foco em investimentos em startups de alto potencial em estágio de crescimento (growth-stage).

O Brasil possui um paradoxo uma vez que pode ser qualificado como uma potência econômica, ocupando a 10a posição no ranking das maiores economias do mundo e no entanto apresenta um grande desafio para tornar-se de ato um país inovador, ocupando hoje a 52a posição no Global Innovation Index 2025, em 139 países.

A SOSA, com o seu expertise internacional, pode apoiar as empresas e o governo do Brasil a reduzir esse gap, conectando as organizações às tecnologias e ecossistemas mais avançados do mundo, gerando crescimento e oportunidades de negócios.

“Não vamos fechar a lacuna tecnológica apenas olhando para dentro. O Brasil precisa gerar maior valor agregado, exportar mais tecnologia, acelerar a adoção da inteligência artificial e se conectar com os grandes hubs de inovação do mundo”, reforça Gianna Sagazio. “É urgente que se tomem ações estratégicas para que o país se torne um grande gerador de tecnologias e inovações no cenário global”, completa.

Tecnologias de fronteira e competitividade

A SOSA já mapeou e validou mais de 15 mil tecnologias avançadas em áreas e fronteiras no mundo. “A verdadeira vantagem competitiva não está apenas em desenvolver novas tecnologias, mas em saber aplicá-las e escalá-las em setores estratégicos”, destaca Sagazio. “Nosso trabalho é identificar o que funciona no mundo real e desenvolver e adaptar ao contexto brasileiro. Muitas vezes, inovar não é criar do zero, mas saber onde buscar e como aplicar”, gerando oportunidades de crescimento para as empresas, acrescenta.

SOSA Leaders Forum: conhecimento estratégico e conexão

Como parte dessa estratégia de integração, a SOSA Brasil lançou o SOSA Leaders Forum — uma plataforma que reúne líderes empresariais, investidores, governo e academia para discutir os rumos da inovação tecnológica e suas implicações para o país.

“É uma pauta urgente falar sobre como o Brasil pode acelerar sua transformação digital com propósito. Discutimos o papel das tecnologias avançadas na competitividade dos negócios, a importância de integrar inovação e tecnologias à estratégia e à urgência de conectar o país aos principais ecossistemas globais”, pondera Gianna Sagazio.

A agenda do fórum contempla temas de fronteira em tecnologia e inovação, estimulando a colaboração entre empresas e startups/corporações em um ambiente de cooperação e inovação aberta.

“O Fórum atua como um catalisador para que líderes, empresas, governos, Academia para alavancar um salto de maturidade tecnológica e estratégica — não apenas usar tecnologia, mas ser tecnológicos”, conclui Gianna Sagazio.

A iniciativa reflete o compromisso da SOSA em promover a integração do Brasil aos ecossistemas tecnológicos globais, fortalecendo sua competitividade e ampliando o impacto econômico e social da inovação.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner