Portal Comunique-se

Cresce movimento de moradores que adotam praças em São Paulo

Cresce movimento de moradores que adotam praças em São Paulo
Cresce movimento de moradores que adotam praças em São Paulo

Cresce em São Paulo o movimento de moradores que adotam praças e organizam melhorias nos bairros. A campanha “Ernani é Praça!”, no Alto de Pinheiros, já alcançou 90% da meta para renovar a Praça Ernani Braga com parquinho, pet place e novas atividades. Com apoio do Instituto Cidades.org, iniciativas semelhantes avançam pela cidade, reforçando o protagonismo comunitário na gestão dos espaços públicos.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

A campanha "Ernani é Praça!", no Alto de Pinheiros, é um dos exemplos mais recentes de um movimento que vem ganhando força na cidade de São Paulo: a mobilização da sociedade civil para cuidar e transformar espaços públicos.

Em vez de depender apenas de empresas, moradores e coletivos têm se organizado para adotar praças, propor reformas e criar programações culturais. A Praça Ernani Braga, próxima à Avenida Pedroso de Morais, já atingiu 90% da meta de arrecadação de sua campanha de financiamento coletivo e deve ganhar um parquinho temático "pirata", pet place, equipamentos de ginástica e novo paisagismo. A campanha vai até 20 de dezembro.

A iniciativa é conduzida por moradores com apoio do Instituto Cidades.org, que atua formalmente nas adoções em nome das comunidades. A campanha "Ernani é Praça!" já promoveu atividades como recreação infantil, show de palhaços e uma edição especial de "doce ou travessura" no Dia das Bruxas, ações que reforçam o caráter coletivo e cultural do projeto.

Segundo Marcelo Rebelo, fundador do GrupoCidades, dedicado a transformar as cidades por meio dos espaços públicos, é crescente a quantidade de projetos de adoção comunitária hospedados na plataforma de sua companhia. Urbanista pós-graduado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo (USP), Marcelo oferece hospedagem jurídica para ajudar grupos de moradores a viabilizarem suas iniciativas. Os locais beneficiados estão reunidos na plataforma de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, caso do Bosque Madalena, na Vila Madalena, e da Praça Jaú, nos Jardins. Muitos desses espaços vêm ganhando novas estruturas, paisagismo e uma agenda ativa de eventos.

Para os organizadores da campanha "Ernani é Praça!", o movimento simboliza uma mudança de paradigma na gestão dos espaços urbanos. "A comunidade deixou de ser apenas usuária e passou a ser protagonista da transformação do bairro", afirma Monica Vidiz, uma das moradoras envolvidas no projeto.

Para ela, o modelo tem mostrado resultados concretos: praças mais bem cuidadas, vivas e conectadas ao cotidiano dos bairros. A campanha "Ernani é Praça!" segue aberta a doações com informações disponíveis em @ernaniepraca.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner