Opinião

Fusão faz surgir nova agência

RMA Comunicação e RP1 unem forças. Com fusão, elas devem apresentar ao mercado uma das maiores agências de comunicação do país. A nova empresa receberá  o nome de RPMA

A RMA Comunicação e a RP1 se fundiram em uma única empresa, que passará a se chamar RPMA. A fusão foi anunciada ao mercado na manhã desta segunda-feira, 11. A nova agência busca se posicionar no ranking das maiores do Brasil.

A liderança do mercado continua sendo da FSB Comunicação, com receita anual bruta de R$ 215 milhões. Em seguida, aparece a CDN/DDB, com R$ 172 milhões. Na terceira posição, vem a In Press Porter Novelli, com R$ 116 milhões. Os dados são do Anuário da Comunicação Corporativa de 2018, com dados de 2017.

Claudia Rondon, fundadora da RP1 (+), será co-CEO da RPMA ao lado de Marcio Cavalieri, sócio da RMA (+). As conversas começaram em 2017 e o negócio já está concretizado, mas fisicamente as agências ainda operam separadamente. A junção dos escritórios vai acontecer em até dois meses. Os sócios estão confiantes no crescimento da nova empresa por enxergarem alta sinergia operacional.

Claudia Rondon e Marcio Cavalieri, co-CEOs da RPMA (Imagens: divulgação)

História: RP1 & RMA

A RP1 foi fundada em 2000 por Claudia Rondon, que em sua carreira havia ocupado anteriormente cargos relevantes, como gerente de comunicação da Fischer, Justus, Young & Rubicam e diretora da In Press Porter Novelli, da qual foi sócia. A RP1 hoje conta com cerca de 70 clientes, segundo consta em seu site corporativo.

A RMA também nasceu na leva de agências bem-sucedidas do final dos anos 1990 e início do milênio. Augusto Pinto, um dos fundadores, havia trabalhado como gerente de filial da IBM antes de assumir o cargo de CEO da SAP no Brasil. Antes de fundar a RMA, em 2001, ocupou o cargo de vice-presidente da Siebel Systems na América Latina.

Os percentuais da nova sociedade não foram revelados, mas sabe-se que a RMA é maior do que a RP1.

A fusão é emblemática para o momento que vive o mercado brasileiro. Houve recentes movimentações em outros segmentos da comunicação. Em outubro de 2018, por exemplo, a Accenture comprou a New Content, especializada em content marketing. Na esfera de agências dissidentes da atividade de assessoria de imprensa,

O mercado de agências de comunicação movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano no país. Há hoje 1.500 agências. O crescimento no número de empresas foi de quatro vezes. Há dez anos, eram cerca de 400.

Leia mais:

***

Por Cassio Politi — especial para o Portal Comunique-se.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

NetJets anuncia colaboração com o aclamado artista Silvère Jarrosson

LONDRES 21/5/2024 - Pelo 23º ano consecutivo, a NetJets, líder mundial em aviação privada, tem…

5 horas ago

Uma em cada cinco mulheres sofre de enxaqueca crônica

Se estima que 15% da população mundial tem enxaqueca. É a segunda forma mais comum…

10 horas ago

Acesso a medicamentos de alto custo demanda ações judiciais

O acesso de cidadãos brasileiros aos chamados medicamentos de alto custo – aqueles que só…

10 horas ago

Uma em cada cinco mulheres sofre de enxaqueca crônica

A enxaqueca menstrual é um dos principais gatilhos para crises da doença no sexo feminino.…

10 horas ago

Acesso a medicamentos de alto custo demanda ações judiciais

Irregularidades no fornecimento no primeiro trimestre mostram que o direito às medicações não é o…

10 horas ago

Cursos gratuitos online da Nakata oferecem conhecimento técnico para reparadores

O sistema de suspensão, composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, braço oscilante, pivô,…

10 horas ago