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4 dicas para a imprensa alcançar a Geração Z no TikTok

A rede social TikTok possui 1 bilhão de usuários, dos quais 47,4% têm de 10 a 29 anos. Então, é uma verdadeira plataforma de mídia da Geração Z. Um usuário médio gasta aproximadamente 52 minutos por dia na plataforma, onde grande parte do conteúdo que está visualizando é gerado pelo usuário e todo baseado em vídeo. O fornecimento de notícias não é o ponto central do ambiente, mas os publishers precisam estar lá para conversar com os mais jovens.

Leia mais:

Eveline de Boer traçou, no WNIP, estratégias para que os editores explorem um pouco mais o TikTok e aprendam com seu potencial.

1 — Familiarize-se com o funcionamento do algoritmo TikTok

De forma muito simples, o engajamento no TikTok é mensurado por:

  • Se seu público assistiu ao seu vídeo até o fim;
  • Se compartilharam;
  • Se eles começaram a seguir você depois de assistir ao vídeo;
  • Se eles responderam com feedback (negativo).

2 — Adapte-se ao estilo TikTok

Em primeiro lugar, o TikTok é mais rápido do que qualquer outra plataforma de mídia social e os usuários esperam se divertir a cada segundo. Por isso, é crucial chamar a atenção deles rapidamente. Mostre o valor do seu conteúdo nos primeiros segundos do seu vídeo, abrindo com uma declaração ou emoção poderosa ou que chame a atenção.

Outro elemento crucial dos vídeos do TikTok é a música. Isso porque 88% dos usuários da plataforma dizem que o som é uma parte essencial de sua experiência. Portanto, sempre escolha um som ou música de apoio e escolha-os com cuidado. Não se esqueça de projetar seus vídeos de forma que a música seja reproduzida automaticamente quando os usuários rolarem.

3 — Otimize seu conteúdo para elementos específicos

Os usuários que se envolveram anteriormente com elementos específicos de um vídeo são mais propensos a receber recomendações de conteúdo com elementos semelhantes. Portanto, do ponto de vista da publicação, faz sentido otimizar esses elementos, que incluem: legenda, música, hashtags populares e tendências virais.

Além de considerar a inclusão de elementos específicos com os quais os usuários se envolveram anteriormente, o TikTok recompensa positivamente os vídeos que usam os recursos nativos da plataforma, tais como efeitos visuais e texto na tela.

4 — Construir confiança é mais importante do que nunca

A confiança nos profissionais de notícias, em última análise, vai em um sentido. Com o TikTok (e, claro, outras mídias sociais), a realidade é diferente: a confiança deve ser conquistada. E, para fazer isso, é imperativo que você entenda a conversa e realize duas ações:

  • Envolva-se com eles;
  • Escolha cuidadosamente o seu formato e tom.

Por fim, lembre-se que, só porque a plataforma é focada principalmente em diversão e entretenimento, não significa que tópicos sérios não possam ser abordados. De qualquer forma, os conteúdos mais sérios já estão sendo abordados no TikTok. Portanto, abordá-los de um ponto de vista jornalístico e explicativo só melhorará o fornecimento de informações entre os jovens. Para transmitir a relevância do tópico, tente conectá-los à vida cotidiana.

Leia também: Tá na História: projeto é sucesso de audiência no Facebook e no TikTok

E mais: Telegram adere ao programa de combate à desinformação do TSE

E ainda: Projeto de Lei das Fake News ganha nova versão. Entenda

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Conteúdo publicado originalmente em inglês pelo site What’s New In Publishing. A versão em português foi desenvolvida pela equipe da Associação Nacional de Jornais (ANJ), parceira de conteúdo do Portal Comunique-se.

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ANJ

Fundada em 1979, a ANJ trabalha na defesa dos legítimos interesses dos jornais brasileiros, promove estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação, defende a liberdade de imprensa e representa o Brasil junto a entidades internacionais congêneres. O reposicionamento dos jornais no mercado de mídia que sofre cada vez mais influência do meio digital e das novas tecnologias, com atenção especial à publicidade e ao aumento da audiência paga, é uma das prioridades da associação. A ANJ também tem dois outros grandes objetivos: defesa da livre expressão, um dos princípios da democracia, e valorização do jornal na construção da cidadania.

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