A rede social TikTok possui 1 bilhão de usuários, dos quais 47,4% têm de 10 a 29 anos. Então, é uma verdadeira plataforma de mídia da Geração Z. Um usuário médio gasta aproximadamente 52 minutos por dia na plataforma, onde grande parte do conteúdo que está visualizando é gerado pelo usuário e todo baseado em vídeo. O fornecimento de notícias não é o ponto central do ambiente, mas os publishers precisam estar lá para conversar com os mais jovens.
Eveline de Boer traçou, no WNIP, estratégias para que os editores explorem um pouco mais o TikTok e aprendam com seu potencial.
De forma muito simples, o engajamento no TikTok é mensurado por:
Em primeiro lugar, o TikTok é mais rápido do que qualquer outra plataforma de mídia social e os usuários esperam se divertir a cada segundo. Por isso, é crucial chamar a atenção deles rapidamente. Mostre o valor do seu conteúdo nos primeiros segundos do seu vídeo, abrindo com uma declaração ou emoção poderosa ou que chame a atenção.
Outro elemento crucial dos vídeos do TikTok é a música. Isso porque 88% dos usuários da plataforma dizem que o som é uma parte essencial de sua experiência. Portanto, sempre escolha um som ou música de apoio e escolha-os com cuidado. Não se esqueça de projetar seus vídeos de forma que a música seja reproduzida automaticamente quando os usuários rolarem.
Os usuários que se envolveram anteriormente com elementos específicos de um vídeo são mais propensos a receber recomendações de conteúdo com elementos semelhantes. Portanto, do ponto de vista da publicação, faz sentido otimizar esses elementos, que incluem: legenda, música, hashtags populares e tendências virais.
Além de considerar a inclusão de elementos específicos com os quais os usuários se envolveram anteriormente, o TikTok recompensa positivamente os vídeos que usam os recursos nativos da plataforma, tais como efeitos visuais e texto na tela.
A confiança nos profissionais de notícias, em última análise, vai em um sentido. Com o TikTok (e, claro, outras mídias sociais), a realidade é diferente: a confiança deve ser conquistada. E, para fazer isso, é imperativo que você entenda a conversa e realize duas ações:
Por fim, lembre-se que, só porque a plataforma é focada principalmente em diversão e entretenimento, não significa que tópicos sérios não possam ser abordados. De qualquer forma, os conteúdos mais sérios já estão sendo abordados no TikTok. Portanto, abordá-los de um ponto de vista jornalístico e explicativo só melhorará o fornecimento de informações entre os jovens. Para transmitir a relevância do tópico, tente conectá-los à vida cotidiana.
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Conteúdo publicado originalmente em inglês pelo site What’s New In Publishing. A versão em português foi desenvolvida pela equipe da Associação Nacional de Jornais (ANJ), parceira de conteúdo do Portal Comunique-se.
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