Opinião

5 etapas para iniciar a carreira como jornalista social media

Muitas vezes, o jornalista social media inicia sua carreira nesta área de forma “intuitiva”. E a consequência disso são erros que dificultam a nova jornada. Isso acontece principalmente com profissionais “analógicos”, que trabalharam muito tempo na redação de veículos impressos, em rádio ou TV, e nunca tiveram experiência com o digital.

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Pensando nisso, decidi listar cinco dicas para você, jornalista, começar a atuar com redes sociais da melhor forma. Confira abaixo:

1 — Seja um usuário ativo de redes sociais

Não se trata de postar conteúdos, fazer lives ou stories todos os dias. O importante é que você saiba navegar pelas mídias, conheça os recursos disponíveis e acompanhe todas as novidades. Ou seja: a rede social não deve ser uma ferramenta estranha para você. Deve ser um ambiente que você domine, até porque as atualizações surgem o tempo todo.

É importante publicar e interagir de vez em quando, sim, mas estar por dentro de todas as funcionalidades é imprescindível.

2 — Só seu conhecimento como usuário é muito pouco para ser um profissional social media

A zona dos profissionais que fazem apenas o básico é muito perigosa. Como amador, você estará sempre participando da guerra de preços. Vejo muitos colegas jornalistas reclamando que o mercado paga mal pelos serviços de social media. Porém, eles não percebem que o mercado, assim como em todas as áreas, remunera de acordo com as competências do profissional e os resultados que ele entrega.

Quando você faz o básico, o mercado te vê apenas como mais um, fazendo o mesmo que tantos outros. É preciso se capacitar para mudar de patamar!

3 — Social media não é apenas fazer posts

Essa visão é muito comum entre os jornalistas, mas extremamente equivocada. A produção de textos é apenas uma parte de todo o escopo de trabalho que você desenvolve como jornalista social media.

Aumentar o engajamento ou o número de seguidores é interessante, mas não é só isso

Trabalhe de forma estratégica para produzir conteúdo que gere, acima de tudo, resultados. De que tipo? Normalmente, vendas. Aumentar o engajamento ou o número de seguidores é interessante, mas não é só isso. No geral, o objetivo maior deve ser o incremento nas vendas.

No final das contas, o cliente ou a empresa que contratou seus serviços deve ver você como um ativo valioso, um investimento que gera retorno. Lute para isso.

4 — Use a tecnologia a seu favor

Muitos alunos que chegam ao meu Curso online de redes sociais para jornalistas já atuam como social media e costumam ter um padrão: não usam ferramentas. Eles realizam diversas atividades de forma extremamente braçal, manual, como a publicação de posts ou a geração de relatórios.

Hoje, existem diversas ferramentas que trabalham para você, fazendo tarefas como agendar publicações, identificar melhores dias e horários para postar, gerar relatórios super completos, entre outras funções. O tempo antes utilizado para esse tipo de trabalho braçal pode (e deve!) ser aplicado na elaboração de estratégias, novos conteúdos, relacionamento com clientes, entre outras soluções mais assertivas e que gerem melhores resultados.

5) Comece tendo como primeiro cliente alguém próximo (amigo, familiar…)

Essa é a melhor forma de você ter a oportunidade de iniciar, praticar e gerar resultados. Assim, terá mais tranquilidade neste momento no qual ainda não está muito seguro sobre o trabalho.

Você pode até pedir de honorário um valor simbólico, com um contrato relativamente curto, que vislumbre uma prorrogação com condições melhores. É muito importante fazer esse movimento porque ele vai te levar naturalmente à conquista de novos clientes.

Espero que esses cinco passos ajudem você a iniciar sua carreira como jornalista social media.

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Pré-inscrições abertas para o Curso online de redes sociais para jornalistas

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Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

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