Muitas vezes, o jornalista social media inicia sua carreira nesta área de forma “intuitiva”. E a consequência disso são erros que dificultam a nova jornada. Isso acontece principalmente com profissionais “analógicos”, que trabalharam muito tempo na redação de veículos impressos, em rádio ou TV, e nunca tiveram experiência com o digital.
Pensando nisso, decidi listar cinco dicas para você, jornalista, começar a atuar com redes sociais da melhor forma. Confira abaixo:
Não se trata de postar conteúdos, fazer lives ou stories todos os dias. O importante é que você saiba navegar pelas mídias, conheça os recursos disponíveis e acompanhe todas as novidades. Ou seja: a rede social não deve ser uma ferramenta estranha para você. Deve ser um ambiente que você domine, até porque as atualizações surgem o tempo todo.
É importante publicar e interagir de vez em quando, sim, mas estar por dentro de todas as funcionalidades é imprescindível.
A zona dos profissionais que fazem apenas o básico é muito perigosa. Como amador, você estará sempre participando da guerra de preços. Vejo muitos colegas jornalistas reclamando que o mercado paga mal pelos serviços de social media. Porém, eles não percebem que o mercado, assim como em todas as áreas, remunera de acordo com as competências do profissional e os resultados que ele entrega.
Quando você faz o básico, o mercado te vê apenas como mais um, fazendo o mesmo que tantos outros. É preciso se capacitar para mudar de patamar!
Essa visão é muito comum entre os jornalistas, mas extremamente equivocada. A produção de textos é apenas uma parte de todo o escopo de trabalho que você desenvolve como jornalista social media.
Aumentar o engajamento ou o número de seguidores é interessante, mas não é só isso
Trabalhe de forma estratégica para produzir conteúdo que gere, acima de tudo, resultados. De que tipo? Normalmente, vendas. Aumentar o engajamento ou o número de seguidores é interessante, mas não é só isso. No geral, o objetivo maior deve ser o incremento nas vendas.
No final das contas, o cliente ou a empresa que contratou seus serviços deve ver você como um ativo valioso, um investimento que gera retorno. Lute para isso.
Muitos alunos que chegam ao meu Curso online de redes sociais para jornalistas já atuam como social media e costumam ter um padrão: não usam ferramentas. Eles realizam diversas atividades de forma extremamente braçal, manual, como a publicação de posts ou a geração de relatórios.
Hoje, existem diversas ferramentas que trabalham para você, fazendo tarefas como agendar publicações, identificar melhores dias e horários para postar, gerar relatórios super completos, entre outras funções. O tempo antes utilizado para esse tipo de trabalho braçal pode (e deve!) ser aplicado na elaboração de estratégias, novos conteúdos, relacionamento com clientes, entre outras soluções mais assertivas e que gerem melhores resultados.
Essa é a melhor forma de você ter a oportunidade de iniciar, praticar e gerar resultados. Assim, terá mais tranquilidade neste momento no qual ainda não está muito seguro sobre o trabalho.
Você pode até pedir de honorário um valor simbólico, com um contrato relativamente curto, que vislumbre uma prorrogação com condições melhores. É muito importante fazer esse movimento porque ele vai te levar naturalmente à conquista de novos clientes.
Espero que esses cinco passos ajudem você a iniciar sua carreira como jornalista social media.
____________________
Pré-inscrições abertas para o Curso online de redes sociais para jornalistas
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…