Mais certo que estar presente no mundo virtual é a importância de um Plano de Marketing Digital eficiente. Criar no seu público uma percepção positiva da sua marca é algo primordial em um mercado tão competitivo e volátil que é a internet. Então, o que vai diferenciá-lo nesse ambiente tão rico e imediatista? Se eu preciso citar apenas uma ferramenta, fico com a produção de conteúdo!
“Até aí tudo bem”. Mas por onde começar se ainda não for possível investir em uma pessoa/equipe especializada (Marketing não é despesa, hein?!)? Que tal aprender o básico sobre o planejamento de um calendário editorial e iniciar agora mesmo um projeto na sua empresa? Confira algumas dicas:
Onde estou? Afinal, o que eu pretendo com a produção de conteúdo? Quais as oportunidades eu quero gerar para o meu negócio? Ao traçar os objetivos e as metas você deve especificar claramente onde quer chegar com suas ações de Marketing Digital.
E motivações, são alguns dos levantamentos para a definição da persona. Delinear o perfil do público-alvo permite que suas estratégias estejam em sintonia com os interesses dele.
Não seja arroz de festa!
Uma vez no ambiente online, você precisa se concentrar nos canais adequados para que as pessoas certas recebam a sua mensagem. Lembre-se bem: onipresença não é sinônimo de sucesso. Observe onde o seu público está e concentre os esforços para produzir conteúdo ideais àquela plataforma. Nem tudo o que funciona em uma, funciona na outra. Você não vai disponibilizar, por exemplo, e-books no Instagram, certo?
Envolva o seu público constantemente com conteúdo relevante para as suas necessidades. Suponhamos que o dono de um “catioro” está sempre na internet buscando informações e o seu negócio é um Pet Shop. Você pode optar por divulgar apenas os seus serviços de banho e tosa ou pode encher os olhos de clientes e leads compartilhando também sobre as melhores rações do mercado, lugares fechados que aceitam o bichano de acompanhante, dicas de como cuidar de pelagens e outras coisas que possam vir a interessar esse criador. Percebe a importância de entender o público e seus anseios? O que for escrito com qualidade vai ser visto com bons olhos pelos seus usuários e eles serão, naturalmente, os grandes propagadores da sua marca.
Crie uma rotina editorial com dias, horários, canais e o que publicar, sempre em função dos seus objetivos. Qual o sentido de se manter no ambiente virtual, onde a dinâmica é sempre urgente, se você não tem tempo para manter seu público atualizado e engajado? Postagens raras perdem o intuito da interação e da alimentação da expectativa de quem te busca.
Não adianta nada todo esse investimento se você não mensurar os seus dados.
Identifique quais as métricas (comentários, compartilhamentos, fãs, etc.) e acompanhe de perto os resultados. Ou seja, utilize as próprias respostas obtidas por suas ações para otimizar o seu trabalho.
Quando uma organização consegue manter o seu público atualizado compartilhando conteúdo chamativo e significativo, ela fideliza, conquista credibilidade, autoridade e gera negócios (a melhor parte). Olha só como compensa o esforço! Agora que você já sabe o básico de um plano de Marketing de Conteúdo é hora de começar a elaborar o seu! Boa sorte!
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Larissa Souza da Costa. Belorizontina, 28 anos. Relações Públicas por vocação e formação, graças a Deus! Graduada em Comunicação Integrada – Ênfase em Relações Públicas pela PUC/MG, atuando no B2B há mais de 5 anos. É, atualmente, Gerente de Marketing na PAR Advogados em horário comercial, e viciada em comer todo tipo de porcaria nas horas vagas (acho justíssimo).
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