O relatório “In the Shadow of violence: journalists and media killed in 2018” (Na sombra da violência: jornalistas e profissionais de mídia mortos em 2018, em tradução livre), da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês), divulgado em 7 de fevereiro, detalha as 95 mortes de profissionais de mídia de 2018. Além das informações em si, o material apresenta seis recomendações relativas à segurança de comunicadores.
O IFJ avalia que o aumento no número de mortes – 13 a mais do que em 2017 – pode ser explicado pela crescente polarização política. A ascensão de líderes populistas e a estigmatização de jornalistas por políticos como inimigos também são mencionadas no estudo.
A região do planeta mais perigosa para jornalistas, segundo o relatório, é o sul asiático, composto por Paquistão, Índia, Afeganistão, Filipinas e Bangladesh. Das 95 mortes registradas em 2018, 32 aconteceram nesses países. O recordista é o Afeganistão: 16 profissionais de mídia perderam as vidas em ataques a bomba e tiroteios.
Na América, o recordista é o México, com 11 das 22 mortes da região. O relatório destaca que mais jornalistas morreram no México do que em países em conflito com Síria, Iêmen e Iraque. “O número de mortos em 2018, bem acima dos 16 registrados no ano passado, é alarmante para jornalistas que arriscam suas vidas ao exercer a liberdade de expressão e o direito à informação”, pontua a IFJ.
As mortes dos radialistas brasileiros Jefferson Pureza Lopes, Jairo Sousa e Marlon de Carvalho Araújo foram citadas no relatório. Eles foram mortos a tiros em janeiro, junho e agosto, respectivamente. A morte de Jefferson Pureza foi o primeiro caso a ser investigado pelo Programa Tim Lopes. O projeto é mantido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Ao final do relatório, a IFJ incluiu uma lista com seis recomendações de segurança para profissionais e veículos de mídia, seguindo o Código Internacional de Conduta Segura do Jornalismo:
Para informações mais detalhadas sobre o levantamento do IFJ, acesse o relatório completo.
***** ***** ***** ***** *****
Por Natália Silva.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…