Categories: Opinião

7 pontos que indicam que sua empresa precisa de um projeto de branding

A gestão da marca está completamente ligada à percepção de valor perante o consumidor. Porém este é um caminho que começa com o projeto de branding. Uma trajetória que começa com profunda revisão interna de propósito e valores e resulta na ampliação da confiança e credibilidade da marca no mercado. Para ajudar a entender os benefícios deste trabalho que atrai mais clientes ao negócio, a equipe da Aurora Branding – empresa curitibana especializada em posicionamento de marcas – elaborou uma lista com 7 pontos que indicam que uma organização necessita de um projeto de branding.

  1. Cada indivíduo da empresa caminha para um lado diferente?

Os colaboradores, sejam analistas, coordenadores, gerentes e até diretores, não sabem qual direção seja a correta para seguir. E, a partir disso, cada um segue para um direcionamento que acredita ser o certo, com as convicções pessoais e não por meio da filosofia e identidade da empresa.

  1. Os projetos da empresa não alcançam os resultados desejados;

A empresa investe em marketing, desenvolvimento de produtos e serviços e tenta inovar, mas não atinge a percepção desejada de sua marca. A imagem da marca, mesmo com investimentos e ações, continua aquém da verdade da empresa e a proposta de valor com percepção de pouca relevância.

  1. Seus clientes não percebem o valor da sua marca, forçando a competição por preço;

Ter o preço mais baixo de determinada categoria deve ser estratégia. E não falta de estratégia. O branding traz clareza para a percepção de relevância da empresa, tornando seus produtos e serviços com maiores valores para seus clientes.

  1. O posicionamento da empresa não está definido;

Toda marca tem um posicionamento. Se a empresa não construir por meio de branding sólido, o consumidor tira suas próprias conclusões, posicionando a marca de acordo com suas experiência pessoal ou opinião de terceiros. Na maioria dos casos, significa um problema para a imagem da empresa.

  1. A marca sofre de crise de identidade;

O branding visa alinhar a percepção da identidade da empresa (quem ela é, para que existe, como pensa e age) para todos os públicos. Traz à tona as forças e diferenciais da empresa, tornando sua personalidade clara e com mais força para conexões mais fortes entre a marca e as pessoas.

  1. Os diferenciais em relação à concorrência não estão definidos;

Uma das premissas do trabalho de branding é a diferenciação. Nos tempos atuais, onde o consumidor tem excesso de oferta, ser melhor não basta. É preciso ser diferente, ter proposta de valor única e identidade própria e autêntica.

  1. Investimentos em propaganda e/ou marketing não estão dando resultado.

Isso pode estar ocorrendo porque a identidade da empresa não está bem definida, comprometendo o direcionamento dos negócios. Talvez seja mais interessante otimizar os investimentos de marketing, investindo num projeto de branding para redefinir a direção a seguir e objetivos que se deseja alcançar. Com os resultados, os investimentos em comunicação tornam-se muito mais assertivos e, com isso, obter resultados melhores com menor esforço e aplicação correta de recursos.

*Aurora Branding. Empresa curitibana especializada em posicionamento de marcas.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação, anuncia parceria…

9 minutos ago

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Os internos, por meio desta obra, compartilham suas experiências, reflexões e perspectivas

12 minutos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

Quatro influenciadores digitais especialistas do setor imobiliário promoverão produtos da empresa para o Centro-Oeste, Sul,…

14 minutos ago

Relatório aponta dados sobre investimentos na indústria

Conforme informado no Panorama da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Investimentos na Indústria,…

39 minutos ago

Congresso de ESG já tem mais de 150 palestrantes confirmados

O Congresso Nacional de ESG já conta com mais de 150 palestrantes confirmados. Entre os…

3 horas ago

Exposição de dados pessoais potencializa golpes que usam IA

Pessoas com informações expostas são mais suscetíveis a serem alvos de crimes cibernéticos

3 horas ago