São Paulo, SP 13/10/2020 –
Especialmente no período da pandemia da Covid-19, informar é sinal de atenção e de cuidado. Através de soluções tecnológicas e estratégias bem definidas, empresas do ramo da construção civil conseguem disseminar boas práticas para a prevenção do coronavírus, e ainda centralizar a comunicação no canteiro de obras, evitando gargalos e erros operacionais.
A comunicação é um ponto fundamental para que profissionais e empresas atuem em sintonia. O desencontro de informações e as falhas de comunicação podem ser extremamente prejudiciais para a imagem da empresa. Por isso, estabelecer uma rotina de comunicação com transparência e agilidade favorece o alinhamento e engajamento das equipes envolvidas.
Além disso, durante a pandemia, informar e reforçar dicas de cuidado, distanciamento e higienização é uma excelente maneira de desenvolver uma nova rotina de comunicação no canteiro de obras e nos escritórios das construtoras e incorporadoras.
Tecnologia aplicada à comunicação na construção civil
Além de criar uma rotina de comunicação, há ainda dois fatores que empresas do ramo da construção civil devem considerar: como levar as informações até os profissionais e como torná-las atraentes? Segundo Aloisio Arbegaus, diretor comercial da Teclógica, neste contexto, a utilização de recursos audiovisuais é fundamental. Isso porque, além de chamarem mais a atenção, são veículos muito mais rápidos.
“É o caso de uma TV Corporativa, por exemplo, que tende a substituir os antigos murais físicos e jornais internos. Os recursos que podem ser utilizados facilitam a visualização das informações, que além de serem bonitos, atrativos e dinâmicos, são assimilados com muito mais eficácia do que os conteúdos textuais em murais”, completa o executivo.
Isto é comprovado por uma pesquisa da 3M, que identificou que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem. E elas são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto. Ou seja, apostar em recursos audiovisuais é fundamental para conquistar a atenção e o engajamento dos colaboradores.
Conclui-se então, que quanto mais transparente e atrativa for a comunicação na construção civil, mais alinhado à cultura da empresa o colaborador estará. Assim, tornando natural o processo de melhoria nas ações de cuidado e bem-estar, além de otimizar a execução de tarefas no canteiro de obras.
*Assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor comercial e de marketing da Teclógica, empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento e gerenciamento de aplicações, gestão da manufatura e produtos para os mais diferentes segmentos do mercado, como manufatura, construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.
Website: http://www.teclogica.com.br