Portal Comunique-se

Varejista catarinense é a primeira a apostar no mercado financeiro digital

Santa Catarina é o estado que mais cresceu em número de empresas de tecnologia segundo o Tech Report 2020.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Florianópolis, SC 22/10/2020 – “O Konta é um aplicativo totalmente intuitivo, onde o cliente pode acessar suas informações financeiras na palma da mão”, explica Ronaldo Koerich.

Santa Catarina vem cada vez mais se destaca no setor de tecnologia, figurando como o estado brasileiro que registrou maior crescimento, 11,8% no último ano, mesmo tendo a menor população entre os pesquisados. Os dados são do Tech Report 2020, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, com apoio do Finep, lançado em evento online nesta quinta-feira. Neste cenário surge uma grande potência, que já é líder no mercado varejista e agora adentra no mercado digital: o Koerich lança no mercado o primeiro aplicativo financeiro do varejo catarinense. O Konta é o primeiro app financeiro do mercado varejista de Santa Catarina. “O Konta é uma verdadeira revolução na prestação de serviços para os nossos clientes. É o primeiro, e único, aplicativo financeiro de uma rede de varejo catarinense”, explica o diretor comercial, Ronaldo Koerich.

Com um crescimento de 7,7% no último ano, o ecossistema de tecnologia catarinense é o sexto maior do país em número de empresas. O setor soma 56,5 mil colaboradores, com produtividade (razão entre o faturamento médio e a média de colaboradores por empresa) de quase R$ 80 mil por trabalhador, a segunda maior do Brasil. Somente em 2019, foram criados 3,5 mil novos postos de trabalho no estado. Santa Catarina ultrapassou Minas  Gerais e Rio de Janeiro e se tornou é o 4º maior polo do país em faturamento. São mais de R$ 17,7 bilhões faturados, que representam 5,9% do PIB catarinense. Além disso, foi o segundo estado que mais cresceu em faturamento (12,1%) no comparativo 2019-2018.

A empresa trabalhou por um ano para o desenvolvimento deste novo produto que já está disponível no mercado. “Trabalhamos durante um ano no KLAB, nosso laboratório de inovação que está inserido no ecossistema de inovação de Santa Catarina. Para o desenvolvimento do Konta, realizamos um mapeamento de processo dentro das nossas lojas, e sentimos a necessidade de trazer ainda mais empoderamento ao nosso cliente. Assim, nasceu o Konta, um aplicativo totalmente intuitivo, onde o cliente pode acessar suas informações financeiras na palma da mão”, explica Ronaldo.

No cenário atual, em que a transformação digital se tornou ainda mais fundamental para o desenvolvimento da economia, a crescente especialização dos profissionais e empresas é benéfica para todo o ecossistema de inovação. No app, o cliente pode visualizar o seu saldo, o extrato das compras, suas próximas faturas, realizar pagamentos, solicitar saques e empréstimos e realizar a retirada nas lojas. É mais um passo no processo de integração dos canais do Koerich, fazendo com que o cliente tenha uma maior experiência com a marca. Com o Konta o cliente pode escolher seu produto, acionar seu vendedor e realizar todo o processo de compra, desde a escolha do produto até o pagamento, totalmente de forma online, sem precisar ir até a loja, toda operação em conjunto. “O Konta é o novo, nele o cliente faz uma compra, ele paga uma conta, é dinheiro na conta, na hora e sem burocracia. E mais, é sem anuidade e sem taxas”, justifica o diretor comercial do Koerich. O Konta tem toda a sua operação vinculada a Instituição financeira do Grupo, a Kredilig, operando de acordo com as regras do Banco Central.

Essa migração para o ambiente digital vem com o direcionamento da empresa em investir em todos os canais para que o cliente possa decidir onde comprar, ampliando o processo de experiência do consumidor. A digitalização dos serviços financeiros do Koerich iniciou em 2015 quando a empresa completou 60 anos, lançou seu cartão de crédito com bandeira própria. Nestes últimos anos, ampliou seu relacionamento com startups e investiu no desenvolvimento de processos tecnológicos para, com suporte financeiro da Kredilig, entrar no universo das finchtecs. “Nosso objetivo é, cada vez mais, oferecer facilidades aos clientes, independente de vender mercadorias, um processo de evolução da empresa, uma experiência construída com base em nosso DNA”, comenta Koerich.

Quando questionado sobre qual o limite do projeto e a perspectiva de ampliação do universo de clientes, Ronaldo é categórico. “Nossa evolução depende do tamanho dos nossos sonhos. Nosso projeto é maior, global, caminha na direção de um banco digital, o banco da nossa gente, feito e pensado para as necessidades dos catarinenses, mas, que a médio prazo, também estará à disposição de todos os brasileiros.

O app já está disponível para download, gratuitamente, para android e ios. O aplicativo do Koerich foi criado no KLAB e desenvolvido em parceria com a Evoluum, startup especializada em soluções em TI. A Parceria entre as empresas aconteceu por meio do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que conecta startups a grandes e médias empresas. O Koerich é uma das corporates patrocinadoras do programa.

Marcelo de Souza Vieira, CTO da Evoluum, explica que o Koerich tinha o desafio de construir um aplicativo que permitisse ao cliente Koerich o primeiro contato com “era digital”, ele precisa ser simples,  e ao mesmo tempo, fazendo com que o cliente tivesse um canal de comunicação único e completo. Para isso, buscava parceiros que pudessem ajudar na execução do projeto. “Montamos um time com profissionais do KLab e a da Evoluum para desenvolver o produto, focando no processo de desenvolvimento colaborativo”.

Website: http://www.koerich.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner