Portal Comunique-se

Artistas da cena urbana enchem mídias da Piraquê de cor e originalidade

Artistas ilustram espaços publicitários da marca com obras que evidenciam a originalidade de São Paulo, uma das metrópoles mais criativas do mundo

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 29/10/2020 – “Os produtos ícones de Piraquê serão apenas o ponto de partida para a inspiração dos artistas”, Rodrigo Mainieri, gerente de Marketing da M.Dias Branco

Aquele abrigo de ônibus ou outro mobiliário urbano que antes traziam um anúncio publicitário, agora expõem uma obra de arte de alguns dos mais criativos artistas da cena urbana de São Paulo, como Shn, Pomb, Kuêio, Leiga e Lídia Viber. No ano em que completa 70 anos de história, a Piraquê – uma das marcas mais icônicas do País – propõe mais uma ação original: convida artistas a pintarem e exporem seus trabalhos em espaços publicitários de mobiliário urbano (OOH) conectados pela originalidade da marca e das obras. A campanha, iniciada em 27 de outubro, será realizada até 11 de novembro.

A seleção da Piraquê conta com artistas dos mais variados traços, trabalhos diversificados e, é claro, toque de originalidade. E vai ao encontro do conceito da marca nascida em 1950, que criou receitas únicas e originais que não podem ser copiadas, como a Goiabinha, o biscoito de Leite Maltado da Vaquinha, o salgadinho Presuntinho e o Cream Cracker Gergelim. Cada artista escolheu a delícia da marca com a qual mais se identifica e a utilizou como ponto de partida para a obra.

Foram escolhidos 10 artistas, que encheram de cor a capital paulista: Enivo, João Lelo, Karine Guerra, Rocha, Lanó, Kuêio, Leiga, Lídia Viber, SHN e Pomb.  Os cinco pontos da cidade nos quais foram realizadas intervenções ao vivo são:

SHN: AV. PAULISTA, 2026– CONSOLAÇÃO

POMB: AV. REPÚBLICA DO LIBANO, 1696 – MOEMA

KUÊIO: AV. BRIG FARIA LIMA, 801 – PINHEIRO

LEIGA: AV. NOVE DE JULHO, 4823 – ITAIM

LÍDIA VIBER: RUA HEITOR PENTEADO, 1225 – PERDIZES

Entre os convidados da Piraquê está Kuêio, conhecido pelos coelhos em estilo cartoon em cenas cotidianas, que representam essa multiplicidade das artes urbanas, mais especificamente a subcultura do graffiti no contexto Hip-Hop. Inspirado pelo recheado Goiabinha, Kuêio conta que é o biscoito preferido da sua mãe. Ele, que nunca foi fã de doces, abre exceção para o recheado de frutas da marca, que faz parte dos lanches de seus “rolês” de graffiti. Já testou outras marcas, mas diz que não aceita imitações. Assim como faz questão de mostrar ao público uma arte sempre original, com seus coelhos coloridos que divertem a cidade.

Lanó também faz parte do grupo dos escolhidos pela marca. Conhecido por seus traços florais, elementos orgânicos formados por linhas, texturas e plantas que ocupam suas obras, cheias de natureza e leveza. Em sua obra para a campanha, o artista escolheu se inspirar no Cream Cracker Gergelim Piraquê, que traz essas características.

Lídia Viber imprime toda a carioquicidade da marca em suas pinturas urbanas. A ideia de Lídia é representar um personagem bem original carioca, em um cenário muito colorido, alegre e de alto astral, refletindo as pedras e morros da cidade em que Piraquê nasceu. Ela faz graça com a maneira peculiar de o carioca falar “Bixscoito”, com um sotaque que é um adereço de charme natural. A artista vai se inspirar no “Bixscoito” de Leite Maltado, também conhecido como “Bixscoito da Vaquinha”, para embelezar um mobiliário urbano paulistano.

Rodrigo Mainieri, gerente de Marketing da M.Dias Branco, companhia que adquiriu a Piraquê em 2018, conta que a ideia é ressaltar a originalidade da marca no ano em que ela completa 70 anos e começa sua expansão nacional. “Os produtos ícones de Piraquê serão apenas o ponto de partida para a inspiração dos artistas, que criarão suas obras com toda liberdade e respeitando cada interpretação. A iniciativa faz parte de uma plataforma de rejuvenescimento da marca, que estará sempre conectada com diferentes dimensões de expressões originais, como é caso da arte de rua. Por isso é uma campanha de Artvertisign, não apenas de Advertising”, detalha Rodrigo

A comunicação da ação conta com cobertura intensa nas redes sociais, com vídeo teaser (confira aqui), vídeos dos artistas contando suas inspirações e mais detalhes sobre o processo de criação das obras. Criação, idealização e comunicação são assinadas pela agência Lew’LaraTBWA.

Ficha Técnica

Título: Artvertising

Agência: LEW’LARATBWA

Cliente: M Dias Branco

Produto: Piraquê

Chairman Grupo TBWA: Luiz Lara

CEO: Marcia Esteves

Diretor Executivo de Criação: Sleyman Khodor

Direção de Criação: Rodrigo da Matta e José Neto

Direção de Arte: Àile Pires

Redação: Flávio Cherem

Assistente de Arte: Marcelo Franco

Negócios: Wilson Negrini, Fernanda Albuquerque, Carla Mariano, Rafaela Petita e Felipe Zoline.

Estratégia: Renata Serafim, Raquel Messias, Fabrício Natoli, Luciana Moraes e Michel Dias

Operações: Elise Passamani

Mídia: Vicente Varela, Barbara Lopes, Juliana Roque, Marco Riviera, Victor Motta, Fabiana Heiser

BI: Vicente Varela, Raphael Penna, Gabriel Ferreira, Giovanna Oliveira

Projetos: Henrique Salvadori e Diego Silva

Conteúdo: Marcela Calura, Victoria Freitas e Bruna Araújo

Impressão: P+E Gráfica

Produção Artistas: Na Lata

OOH: Otima

Aprovação Cliente: Fabio Melo, Rodrigo Mainieri, Karen Dall Alba, Karina Valverde, Thais Rodrigues e João Albino

Website: http://www.piraque.com.br/

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner