São Leopoldo, RS 30/10/2020 – Marketing só é efetivo quando ele realmente vende
O marketing digital vem crescendo continuamente no Brasil. Em 2009, por exemplo, os investimentos de publicidade no ambiente digital ainda não eram significativos no Brasil. Porém onze anos depois, é possível ver que há um crescimento expressivo do mercado.
Segundo os últimos dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce brasileiro, em 2020, ultrapassará a casa dos R$ 100 bilhões de reais. A estimativa é que as vendas online irão gerar um volume financeiro de R$ 106 bilhões. A cifra representa um crescimento de 18% sobre o ano de 2019.
O e-commerce no Brasil é um dos poucos setores que, mesmo com a recessões ou pandemia, continuou crescendo. Isso se deve ao fato de que 87% dos brasileiros hoje tem a sua disposição a internet, o que possibilita o compartilhamento de produtos em diversos formatos online. Muitas das empresas hoje, por exemplo, utilizam algum tipo de rede social como canal de vendas. Este sendo considerado atualmente um dos canais para fortes para aproximação e engajamento dos seus consumidores.
Enquanto o grande mercado ainda não prestava atenção nesse crescimento exponencial, no ano de 2009 já existiam empreendedores pensando em investir neste segmento, apostando no futuro do marketing digital. É o caso da V4 Company, empresa especializada em assessoria de marketing digital que conta, com mais de 100 escritórios espalhados por todo Brasil e possui foco na implementação de processos de vendas através internet.
O CEO e fundador da assessoria, Dener Lippert, afirma que “marketing só é efetivo quando ele realmente vende”, e com o ambiente digital, os resultados se tornam muito mais precisos, com um analítico quase que em tempo real. O que faz com que clientes e gestores possam se sentir mais seguros ao tomarem decisões estratégicas.
Mas o trabalho de muitos anos de algumas empresas não é a única explicação para o sucesso desse segmento hoje em dia. Também contemplando este boom do marketing digital no Brasil, está o fato de as pessoas estarem mais atentas para tal e comprando em canais online. Estima-se que mais de 70% dos consumidores com acesso à internet já fizeram algum tipo de compra após clicar em campanha de e-mail marketing, por exemplo. O que indica que este recurso é realmente eficaz, segundo a ABComm.
Para aqueles que pensam em trabalhar com marketing digital pelo simples motivo de acreditarem que seja fácil, se enganam totalmente. O segmento é imprevisível, assim como a internet passa por constantes mudanças, as empresas se obrigam a renovar rapidamente suas estratégias. “Hoje atendemos mais de 1.000 projetos pela rede de profissionais Cientistas do Marketing (nome dado aos franqueados da empresa) e todos possuem estratégias diferentes e se modificam quase que diariamente”, conta Dener Lippert.
O futuro é incerto para as novas tendências e estratégias digitais, ainda que já existam estimativas sobre estas tendências para as próximas décadas, mas uma certeza é que 2021 será um ano em que esse mercado crescerá ainda mais no Brasil conforme os dados da ABComm. Trabalhos como os da V4 Company são um exemplo de sucesso para diversas marcas, o que acaba atraindo não apenas novos clientes, mas também novos investidores que veem o mercado com ótimos olhos.
Uma tendência é certa, o compartilhamento de conhecimento. “Comecei há 10 anos e durante esse tempo descobri que compartilhar conhecimento é o caminho, por isso participo de eventos dentro de empresas como a Dell, Actioncoach e Universidade La Salle e Club&Casa Summit”, descreve Dener Lippert, com um tom otimista sobre como faz para ajudar o mercado a crescer, tanto para seus clientes como para as franquias de da V4 Company.
Website: http://v4company.com