Portal Comunique-se

Outubro Rosa: palestra de youtuber aborda a força da mulher para muito além do câncer

Jornalista compartilha compartilha sua história de vida para incentivar mulheres

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Rio de Janeiro 21/10/2020 – Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet

O mês de outubro é dedicado às campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve acometer 66 mil mulheres no Brasil em 2020. No entanto, o momento também pode ser oportunidade para debater de forma geral sobre a saúde física e mental da mulher. A jornalista e Youtuber Kika Gama Lobo, de 56 anos, compartilhou sua história de vida durante uma palestra para funcionários da empresa carioca Ceptis como parte da celebração do Outubro Rosa. A conversa faz parte da iniciativa Ceptis Movimenta, um evento mensal que leva especialistas e histórias inspiradoras para um momento de diálogo na empresa.

Ao fazer exames de rotina, a carioca foi diagnosticada com câncer no endométrio em 2012, um tipo que se origina no revestimento interno do útero. Nos anos seguintes, passou por duas cirurgias e precisou retirar seis órgãos, terminou um casamento de mais de 20 anos e teve problemas financeiros. O câncer e a depressão, que poderiam representar um declínio, foram fatores que deram início a um processo de profundas mudanças internas e a fizeram reformular toda a sua vida. “Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico, desde piedade até pessoas que apenas ficavam felizes por não ser com elas. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet. Algumas pessoas me achavam meio doida, mas muitas outras adoravam e se identificavam. Meu perfil virou um divã virtual”, conta.

Toda a habilidade na comunicação e o jeito bem-humorado como trata de questões tão complexas levaram Kika a criar o projeto #Atitude50. Ela incentiva e influencia outras mulheres na casa dos 50 anos por meio das redes sociais, talk shows em shopping centers e palestras motivacionais. Os temas não ficam restritos a questões de saúde e exploram diversos aspectos da vida da mulher, incluindo violência doméstica. 

Todos os anos, no mês de outubro, a jornalista dedica seus conteúdos nas redes sociais ao debate sobre o câncer de mama. “Mesmo que o meu câncer não tenha sido na mama, eu uso o Outubro Rosa para fazer a minha parte e compartilhar o meu conhecimento sobre tratamentos e prevenção. O autoexame e a mamografia são fundamentais, assim como manter uma vida saudável, controlar o peso, fazer exames do coração, etc”, afirma.

Em novembro de 2017, o projeto virou canal no YouTube, uma ferramenta que ela encontrou para trocar experiências com outras mulheres, de diversos segmentos sociais e profissionais. Ela mesma define como o trabalho no canal como uma “conversa entre amigas”. Além disso, a jornalista também é colunista da revista Claudia e colabora no site de outra colega jornalista. “A missão do #Atitude50 é quebrar tabus, dar força e entusiasmo para as mulheres usarem a maturidade a seu favor e darem a volta por cima”, explica.

A Ceptis tem um programa diferenciado de gestão humanizada e busca sempre implementar ações de valorização do corpo de trabalho. A empresa realiza ações durante todo o ano para levar informação e proporcionar momentos de compartilhamento e descontração entre os funcionários. O diretor de Pessoas e Administração da Ceptis, Paulo Paixão, conta por que a empresa escolheu ampliar a celebração do Outubro Rosa para além do tema câncer de mama. “Unir essa data com o debate sobre outros assuntos tão importantes para a mulher, como a violência doméstica, foi ousado, mas necessário.  São duas mensagens fortes que devem estar sempre em pauta: manter os exames de prevenção em dia, o cuidado e a atenção no ambiente familiar. Estimular a realização dos exames rotineiros das mulheres e família dos nossos funcionários é fundamental”, avalia.

Sobre a Ceptis

Criada em 2016, a Ceptis é uma empresa moderna, ágil, e eficiente, que detém o direito de explorar as atividades tecnológicas de rastreabilidade segura e tintas de segurança, garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A empresa também utiliza produtos e soluções desenvolvidos há mais de 90 anos na Suíça, aplicadas em mais 20 países. Saiba mais em: www.ceptis.com.br

Website: http://www.ceptis.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner