São Paulo, SP 9/12/2020 – “Quando construímos os galpões, nunca tínhamos ouvido falar em Last Mile, mas não poderíamos estar mais bem estruturados para trabalhar com esta função.”
A tecnologia é considerada uma ferramenta fundamental para o nosso cotidiano, mas o que poucos sabem é que ela trouxe um fluxo muito favorável para o mercado de e-commerce neste ano. Uma prova disso é a pesquisa da Google com a Ipsos, que mostrou que 57% dos brasileiros dizem comprar mais online agora do que antes da pandemia. Isso mostra que o consumidor está cada vez mais exigente com os seus pedidos, e a melhor solução para isso chama-se Última Milha ou Last Mile.
Para o processo de entrega ser realizado com maior rapidez e eficiência, precisa-se de armazenamentos específicos em locais estratégicos da cidade, como o Parque São Lourenço, que é um conglomerado de galpões logísticos com objetivo de ser um grande centro de distribuição estratégica dentro da megalópole de São Paulo.
O diretor do Parque São Lourenço, Rodrigo Chohfi, conta que quando a empresa foi iniciada, em 1985, não existia o conceito “Last Mile”. “Quando construímos os galpões, nunca tínhamos ouvido falar em Last Mile, mas não poderíamos estar mais bem estruturados para trabalhar com esta função”.
O Parque fica localizado no bairro de São Mateus, no município de São Paulo, e seus galpões têm estrutura de qualidade, com fácil acesso a malhas viárias, sem pedágios e acesso aos principais centros consumidores da cidade, além de ter parceria com grandes empresas como a RajLog (logística de bebidas importadas).
Em entrevista, o diretor da Rajlog, Rodrigo Cagnato, conta como o Last Mile estimulou o progresso da empresa. “No ano de 2019 atingimos 20%, e neste ano houve crescimento de 40% com entrega de 3/4 horas. Esse é o nosso principal negócio e estamos ligados ao Parque, pois com a grande estrutura em relação ao custo benefício, vale a pena ter essa parceria.”
A localização privilegiada do Parque São Lourenço auxilia na agilidade das entregas, principalmente em datas comemorativas como a Black Friday, que tem previsão este ano de um aumento de 38% no setor de e-commerce em comparação ao ano de 2019, segundo Ebit Nielsen, empresa de medição e análise de dados.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), os setores de transporte, armazenagem e correio cresceram 2,2% no ano passado, movimentando ao todo uma quantia de R$ 256 bilhões.
Com a grande demanda do mercado, o Last Mile trouxe aos consumidores a solução de receber seus produtos em menos tempo. A exemplo da Magazine Luiza, que comprou a GFL Logística com objetivo de conseguir expandir seus serviços com Last Mile e fazer entregas em até dois dias, e também a Via Varejo, que anunciou seu planejamento de entregar produtos comprados na loja online no mesmo dia da compra.
É importante lembrar que não adianta nada ter todos os processos anteriores ao Last Mile mais rápidos e eficazes, se a entrega final ao consumidor não é satisfatória. É por isso que o Parque São Lourenço está dedicado a ajudar os e-commerces em São Paulo, proporcionando sempre a melhor experiência aos seus consumidores.
Website: https://parquesaolourenco.com.br/