São Paulo, SP 17/12/2020 –
Dados divulgados pelo estudo “Digital Marketing Readiness”, realizado pela McKinsey e com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes, ABA, demonstraram que 80% das empresas brasileiras estão apenas iniciando sua presença no Marketing Digital.
Ainda que o Brasil seja o País da América Latina com maior investimento em marketing digital, contabilizando 24,4% do total de mídia, o aproveitamento do canal disponibilizado pelo mundo virtual não é explorado a fundo.
Para Vinnie de Oliveira, escritor do livro “Economia Criativa 4.0 – O mundo não gira ao contrário”, nem mesmo a pandemia foi capaz de levar o país ao patamar que poderia estar se direcionasse mais atenção para a tecnologia.
“A aceleração causada pela pandemia já vinha sendo anunciada há um tempo, desde a chegada da indústria 4.0. Não temos como fugir da tecnologia: ela será a base, é uma conexão comum para todos. Por isso, nosso diferencial sempre será a nossa humanidade e individualidade”, aponta.
Explorando
Pensando no cenário atual, o escritor aborda e questiona diferentes possibilidades causadas pela Revolução Digital – e todas as suas ressonâncias – em sua nova obra, defendendo estimativas que já estuda há algum tempo, uma vez que foram base de sua dissertação de mestrado, realizada em 2018.
Por esse motivo, Vinnie compartilha sua visão e expectativa sobre possíveis mudanças. “Estamos vivendo uma revolução que caminha para o digital ao mesmo tempo em que sugere a humanização plena em alguns aspectos. Nesse sentido, já podemos ver alguns contrapontos”, compartilha.
Como exemplo, Vinnie utiliza a explosão dos e-commerces: com crescimento de 47%, segundo Relatório da Ebit/Nielsen, a alta foi a maior nos últimos 20 anos. “Com dados assim, podemos entender qual é a importância da internet hoje. Ela se tornou uma extensão de nossa vida real”, diz.
Sendo assim, não somente a forma de consumo pode ser modificada, como também o mundo corporativo e suas respectivas profissões, tópico que Vinnie aborda em seu livro. Estima-se que 54% dos empregos formais do Brasil estarão em risco com a chegada de robôs e computadores, segundo um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações da UnB (Universidade de Brasília).
Para finalizar, Vinnie ressalta que “as pessoas precisam se diferenciar a partir de humanização: em um mundo digital, o que nos torna humanos será ponto competitivo no mundo corporativo”, finaliza.
Conteúdo estendido
Em seu novo livro, Vinnie aborda dois grandes eixos econômicos da atualidade: Economia Criativa e Indústria 4.0. No site também é possível encontrar vídeos de apoio à leitura, que explicam cada capítulo. Todo o conteúdo foi baseado na dissertação de mestrado do escritor, defendida em novembro/2018.
O resultado do livro só foi possível através das experiências e da vivência internacional de Vinnie de Oliveira. Atualmente o escritor iniciou o seu doutorado em Portugal, para evoluir as teorias relacionadas ao empreendedorismo exploradas no livro.
Além disso, é possível contar com a presença do criador da Indústria 4.0 no prefácio do livro, Henrik Von Scheel. “Economia Criativa 4.0 é um trabalho importante porque descreve a próxima nova era econômica. Vinnie é uma estrela em ascensão, preste atenção a ela.”, comenta Henrik no prefácio.
Para saber mais, basta acessar: vinniedeoliveira.com
Website: http://vinniedeoliveira.com