Portal Comunique-se

O uso de tecnologia na atividade industrial traz benefícios visíveis

Pesquisas informam que a utilização de tecnologia tem impulsionado a retomada das atividades nas fábricas

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

13/5/2021 –

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, diz respeito a integrar tecnologia aos processos de atividade industrial. Essa aderência à utilização de tecnologias nas fábricas mostra benefícios visíveis, principalmente em momentos como o de crise que vivemos em 2020.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita com 509 empresas, as fábricas que utilizam as estratégias da indústria 4.0 têm enfrentado os desafios causados pela pandemia de forma mais tranquila.

Entre as indústrias que têm tecnologias implantadas, 54% registraram que possuem um lucro igual ou maior que o período pré-pandemia. Enquanto essa porcentagem é de 47% para indústrias que não utilizam tecnologia em seus processos.

Digitalização de processos industriais

Outro indicador da pesquisa da CNI mostrou que quanto mais soluções tecnológicas para indústrias 4.0 as empresas adotarem, mais estarão aptas a enfrentar eventos inesperados que impactam sua cadeia produtiva. Isso porque, quando o trabalho é feito de forma manual, fica mais difícil planejar a produção levando em consideração pontos de influência imprevistos, diferente do caso de simulações digitais, por exemplo.

Segundo Aloisio Arbegaus, Diretor da Teclógica “A tecnologia vem para facilitar a atividade industrial, pois esses processos manuais, que costumam ser demorados e passíveis de erros, tornam-se automatizados. Além disso, a utilização de soluções para gerenciamento e planejamento de produção, como o software Delmia Ortems, por exemplo, reduz a possibilidade de falhas de comunicação durante os processos, pois as etapas são orientadas pela ferramenta e não apenas com informações passadas de pessoa para pessoa.”

Uma pesquisa da Zion apontou que indústrias auxiliadas por computadores apresentarão forte crescimento nos próximos anos. Então, para estar um passo à frente da concorrência, é preciso digitalizar os processos e manter-se informado sobre as novidades de mercado e as tendências que vêm crescendo no setor industrial.

Assinado por: Aloisio Arbegaus — Diretor da Teclógica, empresa especializada em tecnologia para manufatura e outros segmentos.

Website: http://www.teclogica.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner