Portal Comunique-se

Pesquisa “3 coisas que quero melhorar no mundo” destaca a educação como maior preocupação das crianças e jovens brasileiros

Pesquisa realizada com crianças e jovens brasileiros indica 3 coisas que eles gostariam de melhorar no mundo. O destaque ficou por conta da Educação.

Compartilhe

São Paulo 13/7/2021 –

Pesquisa realizada com crianças e jovens brasileiros indica 3 coisas que eles gostariam de melhorar no mundo. O destaque ficou por conta da Educação.

Pelo 2º ano consecutivo, a Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (diadedoarkids.org.br) realizou a pesquisa “3 coisas que quero melhorar no mundo”, para ouvir o que pensam as crianças e os jovens brasileiros sobre problemas e perspectivas da nossa sociedade. O estudo foi feito com 500 crianças e adolescentes de 4 a 21 anos, autorizados por seus responsáveis, e a coleta das respostas aconteceu de abril a junho de 2021.

Comparada à edição 2020 da pesquisa, percebe-se uma valorização de atitudes humanitárias, possivelmente potencializada pela pandemia: ganham espaço a empatia, o amor ao próximo, a solidariedade, o respeito e a tolerância. Dentre as questões emergenciais, destaque para saúde e coronavírus, que está associado ao aumento do desemprego e afeta toda a economia. Nas questões permanentes, desigualdade (gênero, raça, crenças), racismo e preconceito, além de preservação da natureza e redução da poluição. Já a desigualdade socioeconômica surge como uma questão estrutural, associada diretamente à educação, a resposta mais citada na pesquisa.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, “quando crianças e jovens indicam ‘melhorar a educação e o direito de estudar’ em primeiro lugar, em todas as regiões, isso significa que há uma consciência coletiva da vulnerabilidade generalizada da educação, que passa a ser uma questão estrutural para inúmeros outros desafios que o país enfrenta, como a desigualdade, a pobreza e a fome. Você pode até tentar resolver pontualmente estes grandes problemas, mas sem uma transformação estrutural sistêmica, a começar pela formação e informação destas novas gerações, dificilmente a expectativa de ‘mundo melhor’ acontecerá”.

Para mais informações sobre a pesquisa realizada, basta clicar no link: https://www.diadedoarkids.org.br/3-coisas-para-melhorar2021

Primeira plataforma brasileira de educação para gentileza e generosidade com metodologia de ensino gratuita para as escolas (planos de aula adequados às competências socioemocionais propostas na nova BNCC), para as famílias (aulas práticas com vídeos, leituras e exercícios), para a sociedade (estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens) e empresas (material de desenvolvimento humano para programas de trainees e treinamentos). Acredita que gentileza se aprende praticando e generosidade se aprende doando, e quando tudo isso começa desde cedo, com princípios inspiradores, o mundo das relações pode ser bem mais colaborativo.

Website: https://www.diadedoarkids.org.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

WhatsApp
Fale com um especialista