Portal Comunique-se

Gerenciamento de infraestrutura de cidades inteligentes investe em estratégias tecnológicas para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade

Segundo especialista, a cidade inteligente tem uma gestão integrada e interdependente, com ambientes que unem infraestrutura e tecnologias adequadas para sustentar e auxiliar a operação de forma eficiente

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo, SP 17/8/2021 – A infraestrutura para transformar uma cidade inteligente é um processo que inclui um planejamento e desenvolvimento estratégico

Segundo especialista, a cidade inteligente tem uma gestão integrada e interdependente, com ambientes que unem infraestrutura e tecnologias adequadas para sustentar e auxiliar a operação de forma eficiente

Priorizando a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade, no Brasil foi construída a primeira cidade inteligente social do mundo, segundo a Grupo Planet, empresa terceirizada e empreendedora. De acordo com a empresa, a Smart City Laguna, localizada em Croatá no Ceará, foi projetada para abrigar 25 mil habitantes, com rede elétrica subterrânea, hubs de inovação, infraestruturas digitais e com modelo urbanístico a um custo de vida mais acessível. Estima-se que em menos de 15 anos cerca de 40% das cidades sofrerão mudanças profundas como essas, transformada pela engenharia.  

A infraestrutura da engenharia civil compõe de diversos sistemas que fazem parte de uma área urbana e são executadas em várias obras, sistemas que podem ser de: transporte, saneamento básico, recursos hídricos, construção civil e, até mesmo, fornecimento de energias renováveis, afirma Fabiano Matias, graduado em Engenharia Civil, cursando Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gerenciamento e Execução de Obras, e cursando pós-graduação em Engenharia Elétrica: Sistemas de Potência e em Engenharia de Segurança do Trabalho.

“Todos esses sistemas são considerados obras de infraestrutura e podem ser municipais, estaduais, federais, ou do setor privado. Portanto, esse tipo de obra é parte essencial para qualquer cidade do mundo”, explica Fabiano.

Em um país em evolução, como o Brasil, é natural que se invista cada vez mais em obras de infraestrutura, diz o engenheiro civil, já que para o desenvolvimento social, urbano e econômico se faz necessário, e é de extrema importância nas construções civis.

De acordo com a ONU, 55% da população mundial vive atualmente em zonas urbanas, mas a perspectiva é que esse número aumente e chegue em 70% até 2050.  Com o crescimento geral da população, a urbanização adicionará mais 2,5 bilhões de pessoas nas próximas três décadas, com isso, os modelos sustentáveis e inteligentes para as grandes metrópoles tornam-se necessários para construção de cidades.

Segundo os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o método construtivo comum consome cerca de 40% de toda a energia produzida, extrai 30% dos recursos naturais, consome 25% da água e contribui com aproximadamente 30% da emissão de gases do efeito estufa no mundo. Isso faz com que a inovação tecnológica e sustentável também seja essencial. 

“A infraestrutura para transformar uma cidade inteligente é um processo que inclui um planejamento e desenvolvimento estratégico relacionado às novas tecnologias”, declara Matias, que possui cursos de Desempenho de Edificações Habitacionais, Os Avanço das Soluções para Mapeamento Topográfico, Autodesk AutoCAD 2D e 3D,  AutoCAD Civil 3D Essencial, Autodesk Revit, entre outros.

Conforme o especialista, o objetivo é melhorar a infraestrutura de redes de telecomunicação, iluminação pública, otimizar a mobilidade urbana, controle e tratamento de águas pluviais e esgoto sanitário, controle e recuperação de inundações e fornecimento em energia renováveis.

Além disso, Fabiano observa que na infraestrutura de cidades inteligentes, diferente do método construtivo comum, cria-se soluções sustentáveis para otimização da utilização dos recursos hídricos e outras melhorias necessárias para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

“Quando construímos uma cidade inteligente temos o intuito de servir qualidade para os seus moradores, utilizando o potencial da tecnologia e da inovação junto com outros recursos que tornam as cidades mais eficientes”, finaliza o engenheiro Fabiano Matias, com experiência em execução e gerenciamento de projetos e obras de infraestrutura e construção civil, especificamente nas áreas de rodovias, edificações públicas, comerciais e residenciais.

Website: http://www.linkedin.com/in/fabiano-matias

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner