São Paulo 26/8/2021 – Ao todo, são mais de 1,5 milhão de toneladas de GLP vendidas anualmente, que abastecem a residência de aproximadamente 10 milhões de famílias brasileiras e mais
Companhia abastecendo 10 milhões de famílias e mais 60 mil estabelecimentos comerciais e industriais com GLP
Durante o período de 75 anos, completados em 2021, a Supergasgbras, pertencente ao grupo holandês SHV Energy, se firmou entre as quatro maiores distribuidoras de gás LP no país, com 21% de participação de mercado. Ao todo, são mais de 1,5 milhão de toneladas de GLP vendidas anualmente, que abastecem a residência de aproximadamente 10 milhões de famílias brasileiras e mais de 60 mil estabelecimentos comerciais e industriais nos diferentes cantos do território nacional.
“A Supergasbras sempre teve um nome fortemente ligado a gás de cozinha, mas a utilização do GLP vai muito além disso. Hoje, grandes indústrias funcionam com a energia fornecida por nós, que vem substituindo a de outros combustíveis por conta de sua eficiência”, comenta o presidente da Supergasbras, Júlio Cardoso.
No caso das residências, o fornecimento se dá em maior parte por meio dos botijões de 13 kg, conhecidos popularmente como botijões de cozinha. Graças a eles, a Supergasbras é hoje nacionalmente conhecida como a empresa do botijão dourado, numa alusão à cor do recipiente que a difere das demais empresas do segmento. Este, porém, não é a única embalagem. Há também os cilindros de 45kg, bastante utilizado em condomínios e estabelecimentos comerciais, e o de 20kg, usado em empilhadeiras. Também há fornecimento a granel para clientes comerciais e industriais.
O início desta operação focada no gás LP ocorreu no ano de 1946, quando foi fundada a Companhia Nacional de Gás Esso, por Wilson Lemos de Moraes. Alguns anos mais tarde, o nome oficial passou a ser Companhia Brasileira de Gás, sendo chamada comercialmente de Gasbras. Em paralelo, na cidade de Campinas – SP, em 1955, surgia a Supergaz, outro empreendimento da família Lemos de Moraes. Em 1968, as duas empresas se associaram e unificaram sua marca em Supergasbras.
A participação da SHV Energy veio em dezembro de 1995, quando o grupo holandês adquiriu 49% de participação na empresa. Finalmente, em 2004, os outros 51% da Supergasbras foram incorporados, oportunidade em que surgiu a SHV Gás Brasil, resultado da fusão com a Minasgás, comprada pelo grupo algum tempo antes, entre os anos de 1995 e 1998. A Minasgás também foi fundada em 1955 e se tornou uma das maiores companhias de distribuição de Gás LP no país. Após a junção das duas companhias, a SHV Gás Brasil se tornou uma das maiores forças do país no campo de distribuição e fornecimento de gás LP, e logo se transformou na Supergasbras Energia, compondo a atual estrutura da companhia.
Em 2019, a Supergasbras reformulou sua marca e identidade visual, seguindo o mesmo padrão das demais empresas da SHV Energy, maior fornecedora de GLP do mundo e que também atua com diferentes matrizes energéticas nos países onde está presente. “A chegada do grupo SHV Energy consolidou a posição da Supergasbras como uma importante companhia do mercado energético como um todo, ampliando horizontes sobre os diferentes usos do gás LP e sua eficiência como gerador de energia. Desta forma, as últimas duas décadas foram de um expressivo crescimento para a Supergasbras”, completa Cardoso, que trabalha na empresa há 31 anos.
Para se ter uma ideia, a Supergasbras possui cerca de 4 mil colaboradores em 20 unidades de negócio espalhadas pelo país, além de mais de 9 mil postos de revenda autorizados. Hoje, a Supergasbras atua com 4 pilares de atuação estratégica com foco em Pessoas, Clientes & Parceiros, Segurança e Alto Desempenho. A empresa investe em trazer os melhores profissionais e oferecer toda a estrutura de segurança, capacitação e desenvolvimento para manter sua alta performance, que objetiva e resulta na melhor experiência de seus clientes e parceiros
Em 2020, a Supergasbras foi certificada pela Instituição Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A GPTW avalia cada empresa por meio de questionários respondidos pelos próprios colaboradores, além de avaliação de práticas de gestão das empresas. Uma vez que o resultado é obtido, segundo a diretora de RH da Supergasbras, Gloria Castro, a equipe se reúne e analisa onde ainda é possível melhorar.
A nova realidade imposta pela pandemia desafiou a empresa a inovar e a buscar soluções para novas formas de trabalho. Entre elas, o chamado Superflex, onde os colaboradores cujo trabalho não exige presença física podem optar pelo melhor ambiente para desempenhar suas atividades, seja no escritório ou em casa, com toda a estrutura psicológica, física e tecnológica disponibilizada pela empresa.
Para se manter à frente no mercado, a Supergasbras também aposta na inovação. Um passo decisivo nessa direção ocorreu no último ano quando a empresa criou seu programa de conexão com startups, visando possíveis parcerias comerciais. O SuperChangers, como o programa foi batizado, é resultado de uma parceria com a Fábrica de Startups, reconhecido hub de inovação do país com sede no Rio de Janeiro, e tem como objetivo identificar soluções de mercado que tornem a operação da empresa ainda mais eficiente, com melhorias que cheguem até o consumidor final.
Responsabilidade social
Todos os anos, a Supergasbras também organiza diferentes campanhas de arrecadação nas praças onde atua, como o programa Natal Solidário, e iniciou recentemente uma campanha de arrecadação em parceria com a Ação da Cidadania na campanha Brasil Sem Fome que visa arrecadar 200 mil pratos de comida. A empresa também participa do programa Chega de Saudade, em que as cartelas que acompanham os botijões trazem fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.
Website: http://www.supergasbras.com.br