Portal Comunique-se

Consumidor pode fazer sua parte para evitar o risco de apagão

No vídeo “O papel da iluminação na crise energética”, o Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado, aborda hábitos essenciais neste cenário

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo, SP 17/9/2021 –

No vídeo “O papel da iluminação na crise energética”, o Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado, aborda hábitos essenciais neste cenário

Com o risco de apagões e de racionamento de energia, a população brasileira está revivendo um cenário de 20 anos atrás.

Em 2001, o racionamento levou a profundas readaptações por parte de consumidores e empresas, visando à economia de energia, desde banhos mais curtos até a adoção de lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes, passando pelo funcionamento do comércio em horários fora dos considerados de pico de consumo.

Com o avanço tecnológico nos últimos anos, a popularização das lâmpadas e das luminárias LED, o consumidor se vê em um novo desafio: conseguir fazer a sua parte, reduzindo ainda mais o consumo, diante de fatores que estão fora de seu controle.

Entre eles, a adoção de políticas energéticas nem sempre mais adequadas e a escassez de chuvas, que resultam nos níveis baixos nos reservatórios, inviabilizando as hidroelétricas. Para compensar, o governo aciona as termelétricas, que são mais caras, o que acaba refletindo também no aumento da conta de luz.

Para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores a respeito do tema, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) realizou o webinar “O papel da iluminação na crise energética”, com a apresentação do engenheiro elétrico e Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado.

O especialista abordou questões como: as perspectivas para a crise energética em 2022; o que o consumidor pode fazer para diminuir o impacto na sua conta de luz; como a iluminação, em especial as lâmpadas e luminárias LED, podem ajudar nesse cenário; quais as diferenças entre marcas de produtos de iluminação disponíveis no mercado e como escolher pelo melhor critério.

Para o Assessor Técnico da Abilumi, o consumidor pode trocar as lâmpadas por modelos mais eficientes, como as de LED, e que possuam maior capacidade de iluminação (fluxo luminoso, que é medido em lúmens), não maior potência, e jamais optar pelo produto de iluminação considerando apenas o preço mais baixo.

Outra dica é só adquirir produtos certificados pelo Inmetro, além daqueles que também tragam o selo Abilumi, pois as empresas associadas possuem o compromisso de respeitar padrões mínimos de qualidade e segurança.

“É importante que no momento da compra o consumidor procure na embalagem o fluxo luminoso, que é medido em lúmens (lm), pois o quanto a lâmpada irá iluminar é o que importa, não a potência (W). Diminuir o tempo que os equipamentos ficam ligados também colabora, por meio do uso de sensores de presença e dimmers, que regulam a intensidade da luz”, diz o engenheiro Rubens Rosado.

Para saber mais sobre a equivalência entre lâmpadas, a Abilumi disponibiliza uma tabela em seu site.

O conteúdo do webinar será divulgado nas redes sociais da Associação (Facebook, Instagram e LinkedIn) e está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=

A Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), criada em janeiro de 2005, tem por objetivo congregar e defender os interesses das empresas atuantes no segmento de importação e distribuição de produtos de iluminação. Seus principais esforços são dirigidos para o apoio ao desenvolvimento de normas universais e o aprimoramento dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

A entidade apoia os programas de Eficiência Energética nos diversos organismos governamentais e entidades de classe e coopera com os poderes públicos nos estudos e soluções dos problemas que se relacionem com os interesses e questões de caráter comercial das associadas, como Inmetro e Procel, dentre outros.

Mais informações: https://www.abilumi.org.br/

 

Website: https://www.abilumi.org.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner