LONDON 21/11/2021 –
Uma semana após Glasgow, 174 entidades governamentais se reunirão esta semana na International Maritime Organization (IMO), em Londres, para abordar os prementes desafios de redução de emissão de carbono associados ao transporte marítimo internacional, considerado pelo setor como o primeiro parâmetro dos compromissos governamentais de descarbonização decorrentes da COP26.
Durante uma reunião importante da Marine Environment Protection Committee (MEPC), organizada pela autoridade reguladora da ONU da indústria de transporte marítimo global, será decidido o aval do Fundo de US$ 5 bilhões destinadoàPesquisa e Desenvolvimento, o “IMO Maritime Research Fund (IMRF)”.
O fundo, que será totalmente custeado pelo setor, sem qualquer custo a governos e aos contribuintes, será destinado a acelerar o rápido crescimento de Níveis de Maturidade Tecnológica (TRL, na sigla em inglês) e garantir, assim, o uso de combustíveis sustentáveis em grandes transportes marítimos.
Se aprovado, o fundo será implementado em 2023, com o potencial de agregar diversas embarcações sem emissão de carbono em rota marítima até o ano de 2030, tornando o envio zero carbono uma realidade até 2050.
Segundo Esben Poulsson, Presidente da ICS, “se os governos não apoiam o IMRF, devemos nos perguntar… por quê?”
“É uma decisão óbvia. Algo que os governos aceitariam de braços abertos e, assim, enviariam uma clara mensagem ao mundo de que estão determinados a concretizar suas metas climáticas.”
O IMRF foi proposto inicialmente em 2019 e hoje já conta com o apoio de grandes nações de transporte marítimo, como Dinamarca, Grécia, Japão, Panamá, Singapura e Reino Unido, além de países em desenvolvimento, como Libéria, Nigéria e Palau, que, juntos, representam a maioria do transporte marítimo global.
O fundo demanda, no entanto, aprovação regulatória pela maioria dos governos que compõem o MEPC para que o sistema de contribuição compulsória de Pesquisa e Desenvolvimento seja aprovado, o qual será subsidiado pelo recolhimento de US$ 2 por tonelada de combustível marítimo consumido por embarcações que comercializam no mercado internacional.
Guy Platten, Secretário Geral da ICS, afirma que “este é o primeiro parâmetro dos compromissos governamentais destinadosàdescarbonização desde a COP26
“Graças ao fundo de US$ 5 bilhões destinadoàPesquisa e Desenvolvimento, as entidades governamentais têm a chance de comprovar o significado das suas declarações e de que estão determinadosàtransição a um setor livre de emissão de carbono.
“Durante a COP26, governos anunciaram diversos planos, mas precisamos de tecnologias sustentáveis para que essas promessas se tornem realidade. Acima de tudo, deve ser algo para todos, e não apenas para uma minoria, como estabelecido pelo Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento.”
Apesar dos pedidos generalizados de descarbonização completa do transporte marítimo global até 2050, uma meta que o setor apoia totalmente, a ICS teme que algumas entidades governamentais imponham obstáculos processuaisàimplantação de um fundo voltadoàPesquisa e Desenvolvimento. Tal fato se deveàapreensão de que uma ação cooperativa, que beneficie iniciativas globais de redução de CO2, possa impactar negativamente os interesses nacionais ou regionais dos governos. Uma análise abrangente sobre o impacto foi realizada de forma a aplacar essas preocupações. Conforme observado, os efeitos negativos serão praticamente nulos para as economias nacionais.
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Nota aos editores
Estatísticas
a. Os números da IEA de Pesquisa e Desenvolvimento do setor privado marítimo apontam uma queda de gastos de US$ 2,7 bilhões em 2017 para US$ 1,6 bilhão em 2019.
b. Segundo relatório de Ricardo, são necessários mais de 260 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, com um custo total de cerca de US$ 5 bilhões, para superar os principais desafios técnicos associados ao uso de novos combustíveis.
Sobre a ICS
A International Chamber of Shipping (ICS) é a principal associação comercial internacional voltada a operadores e armadores de comércio, representando todos os setores e comércios e mais de 80% da frota comercial global.
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Fonte: BUSINESS WIRE