Portal Comunique-se

Brasileira é campeã mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge

Representante do Brasil, a potiguar Thalita Cacho desbancou adversários da Alemanha, México, Estados Unidos e até da Estônia com coquetel que conta a história de um dos movimentos culturais mais emblemáticos do país, o Tropicália.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 23/11/2021 – Ser campeã mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2021 foi uma surpresa inenarrável – Thalita Cacho, bartender.

Representante do Brasil, a potiguar Thalita Cacho desbancou adversários da Alemanha, México, Estados Unidos e até da Estônia com coquetel que conta a história de um dos movimentos culturais mais emblemáticos do país, o Tropicália.

De um lado, verdadeiros alquimistas da coquetelaria das mais variadas partes do mundo; do outro, especialistas em diferentes grãos e maneiras de se preparar o café. Nos últimos meses, profissionais desses dois tipos de balcões se desafiaram em busca de criarem a melhor e mais criativa receita para um coquetel que envolva Licor 43 e café. 

É o que propôs a marca espanhola Licor 43 com a quinta edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge – campeonato criado para dar mais visibilidade às duas categorias e, ao mesmo tempo demonstrar apoio e solidariedade durante a pandemia de COVID-19, enquanto os bares e cafés ficaram praticamente impossibilitados de funcionar; além de mostrar o potencial da combinação dos dois ingredientes e continuar a ser referência em licor em coquetéis com café.

Essa foi a segunda vez que o Brasil participou do evento, que contou ainda com a presença de outros oito países. Para chegar até aqui, os finalistas tiveram de vencer as etapas nacionais para concorrerem na final global, que aconteceu recentemente, com transmissão exclusiva pelo canal Licor 43 Global no YouTube. Também pela segunda vez, o evento aconteceu em formato virtual por conta da pandemia, o que contribuiu para que mais profissionais de diferentes partes do país pudessem participar. 

Na etapa Brasil, os bartenders Ricardo Takahashi – conhecido como Japores, Bruna Ferreira e Thalita Cacho apresentaram as combinações que mais agradaram os jurados, composto pelo repórter da revista Veja São Paulo e autor do blog Notas Etílicas, Saulo Yassuda, pela especialista em café e editora da Revista Espresso, Mariana Proença, pelo gerente América do Sul da Zamora Company, Tomas Lellis Vieira e, pelo bartender e mixologista responsável pelo grupo São Bento Gastronomia, Laércio Zulu. O júri avaliou a ideia e o conceito por trás do coquetel, o nome, a influência da bebida, a facilidade para replicar o coquetel, a originalidade, a apresentação e a entrega, o sabor e aroma e o conhecimento sobre café, para decidir o representante brasileiro na grande final. 

A bartender Thalita Cacho, nascida em Natal, mas que representa o Nordeste por viver e trabalhar em Recife, levou a melhor ao contar um pouco da história do Brasil com o coquetel Tropicália, que contém Licor 43, café Catuaí amarelo, polpa de maracujá coada e uma folha de manjericão basílico como guarnição. O coquetel batido, servido com gelo redondo em uma taça coupé, surpreendeu o júri pela combinação entre Licor 43 e café com os ingredientes cítricos da receita. 

Thalita conquistou mais uma vez os jurados, desta vez composto por um time internacional; como o consultor barista, especialista em coquetelaria e campeão alemão do Coffee in Good Spirits, Timon Kaufmann, a editora da revista especializada em coquetelaria Imbibe, Penelope Bass, e o barista campeão holandês da modalidade, Merijn Gijsbers, e se tornou a primeira brasileira a vencer a disputa. 

“O tropicália vem de muitos anos de estudo, de sacrifício, de foco na profissão, de muito suor e lágrimas. Ser campeã mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2021 foi uma surpresa inenarrável. Estou extremamente feliz com o resultado”, conta Thalita, que depois de conquistar o título pretende trabalhar também em prol da valorização da profissão bartender. “Somos artistas, proporcionamos experiências e isso que é gratificante. Vou continuar estudando, trabalhando e pretendo contribuir em prol da valorização da profissão como um todo. É emocionante ver o Nordeste, o Brasil e sua coquetelaria sendo valorizado mundo afora. O B&B Challenge 2021 foi extremamente acirrado, com vários competidores de outros países, coquetéis cheios de histórias e sabores incríveis. Todos os finalistas estão de parabéns por suas criações”. 

O público ainda pode escolher os bartenders e baristas favoritos entre os oito finalistas {Thalita não disputou por já ser a campeã na decisão dos jurados}, curtindo a foto do coquetel que mais gostou disponível no álbum do evento no Facebook Licor 43 Global. A estoniana Lisanne Pendra foi a mais votada com o After Hours, drink que leva Licor 43, café extraído a frio, whisky bourbon, clara de ovo, sucos de limão e grapefruit, xarope de açúcar e biscoito amanteigado como guarnição. 

O Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge volta em 2022 com a sexta edição global e a terceira etapa brasileira que dará uma vaga na grande final. Mais informações serão divulgadas no site www.licor43.com.br .

Com uma história de 75 anos, a Aurora Fine Brands importa e distribui marcas internacionais no segmento de Alimentos e Bebidas. Sua divisão de Destilados & Licores inclui tequilas, whiskies, vodkas e gins, passando por licores dos mais diversos, a vermutes e bitters. Jose Cuervo, Licor 43, The Macallan, Stolichnaya, Fratelli Branca, Fireball, The London n°1 são alguns destes produtores. Também compõe o portfólio da empresa a Inovini – sua Divisão de Vinhos – e as Divisões de Confectionery e de Alimentos Finos. 

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas. Com participação em mais de 80 países, é composta por uma equipe internacional de mais de 400 pessoas e um extenso portfólio de marcas, com fábricas na Espanha, Itália, Estados Unidos e República Dominicana, e com um volume de negócios anual de 208 milhões de euros.

É detentora de marcas como Licor 43, Ramón Bilbao, Limoncello Villa Massa, Gin Martin Miller, Lolea Sangria, Mar de Frades, Pacharán Zoco, Cruz de Alba, Thunder Bitch e El Afilador Orujos, Matusalem, Pommery Champagne, entre outras.

Website: http://www.aurora.com.br

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner