ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos 8/12/2021 –
O Centro de pesquisa de sistemas seguros (Secure Systems Research Centre, SSRC) doInstituto de Inovação Tecnológica (Technology Innovation Institute, TII), o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de pesquisa tecnológica avançada (Advanced Technology Research Council, ATRC) de Abu Dhabi, anunciou hoje o lançamento de seu primeiro controlador de voo de drone baseado em computador com conjunto de instruções reduzidas (Reduced Instruction Set Computer, RISC-V) que usa a pilha PX4 de segurança própria do Centro. O voo é um marco no caminho do SSRC ao tornar realidade os sistemas UAV baseados em RISC-V por meio desse teste e validação bem-sucedidos do RISC-V e do sistema de pilha PX4 de segurança.
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P01 Drone security mashup – (Photo – AETOSWire)
No início deste ano, o Centro tornou-se um membro estratégico do RISC-V International, uma organização sem fins lucrativos controlada por seus membros, que direciona o desenvolvimento futuro e lidera a adoção de RISC-V gratuito e arquitetura do conjunto de instruções (Instruction Set Architecture, ISA) aberta. O SSCR está focado em construir um sistema de computador de voo seguro baseado em RISC-V. O marco de hoje é o maior sinal deste caminho, com o Centro usando uma plataforma de desenvolvimento de RISC-V comercialmente disponível para portar o software de código aberto do DroneCode PX4 para o RISC-V.
O Dr. Ray O. Johnson, CEO do TII, declarou: “O ISA do RISC-V está revolucionando os sistemas de computador mundiais e o TII tem o orgulho de criar esta capacidade em sua crescente coleção de soluções inovadoras que são a comprovação do futuro de nosso mundo, um passo de cada vez. Estamos vendo casos de uso para drones e sistemas autônomos semelhantes estendendo-se agora para diversos setores, de e-commerce a cuidados com a saúde e de comunicações a segurança. Esta conquista vai fortalecer ainda mais nossa credibilidade como um centro de pesquisa global na vanguarda da tecnologia de ponta, que está trabalhando para possibilitar um mundo mais seguro”.
O Dr. Shreekant (Ticky) Thakkar, pesquisador-chefe do SSRC, disse: “Estamos colocando o TII no mapa mundial como líderes pioneiros na pesquisa Zero Trust Drone System por meio deste esforço. A comunidade DroneCode é uma comunidade de código aberto líder do código e especificação do PX4 Autopilot e do hardware controlador de voo, respectivamente. Uma parte significativa do trabalho na realização deste projeto exigiu a condução do OS em tempo real NuttX e do software controlador de voo PX4àplataforma RISC-V. O SSRC já incluiu algumas das melhorias de segurança planejadas em sua pilha de software PX4 existente e continuaremos a desenvolver este software para contribuir com as modificações de volta para o código aberto”.
Ele acrescentou: “Através deste marco, pretendemos destacar nossa experiência regional em pesquisa e desenvolvimento da segurança para sistemas autônomos e de drones, uma área que está definida para ter um enorme impacto na formação das cidades inteligentes do futuro: torná-las mais seguras e também acelerar significativamente as oportunidades para novos serviços”.
Como um acompanhamento, o SSRC continuará a melhorar a segurança e resiliência da pilha de software de controle de voo PX4 de código aberto e do OS em tempo real NuttX em colaboração com a comunidade de código aberto. Além disso, o Centro apresentou um roteiro que inclui aprimoramento da proteção da memória do NuttX OS e PX4, protegendo dados na mídia removível e utilizando componentes de Root-of-Trust comercialmente disponíveis.
Jukka Laitinen, engenheiro chefe de software de drone e arquiteto no SSRC no TII e técnico líder para o Grupo de interesse especial de segurança DroneCode também apresentou uma palestra sobre como aprimorar a atual plataforma de drone tornando-a mais segura e resiliente, na Cúpula de Desenvolvimento Autopilot PX4, em setembro 2021.
O SSRC está caminhando para concluir o primeiro hardware controlador de voo personalizado do TII com os protótipos iniciais desse hardware, utilizando um SoC RISC-V pronto para o uso, o que é esperado até o primeiro trimestre de 2022. Isso possibilitará aos pesquisadores eàindústria substituir os controladores de voo comerciais existentes por um controlador de voo seguro do TII.
*Fonte: AETOSWire
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