Portal Comunique-se

The Kavli Foundation lança dois Centros Kavli para Ética, Ciência e o Público para envolver o público na exploração de implicações éticas nascidas da descoberta científica

Os centros na UC Berkeley e na Universidade de Cambridge treinarão cientistas para que estejam cientes dos impactos éticos e sociais das descobertas científicas e engajar o público em discussões iniciais e intencionais sobre tais impactos.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

LOS ANGELES 9/12/2021 –

Os centros na UC Berkeley e na Universidade de Cambridge treinarão cientistas para que estejam cientes dos impactos éticos e sociais das descobertas científicas e engajar o público em discussões iniciais e intencionais sobre tais impactos.

Descobertas científicas aprofundam nosso entendimento da natureza e de nós mesmos, com o potencial para transformar nossas vidas cotidianas, mas podem levantar preocupações éticas ou riscos para a sociedade.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211209006152/pt/

Brooke Smith, Director of Public Engagement, The Kavli Foundation (Photo: Business Wire)

Brooke Smith, Director of Public Engagement, The Kavli Foundation (Photo: Business Wire)

Neurociência, genética e inteligência artificial de ponta são alguns exemplos que estão impulsionando a necessidade para discutir: Quem tem a responsabilidade pelas amplas considerações éticas das descobertas científicas? Quando é ideal considerar implicações e riscos? Como o público pode ser capacitado para participar nessas discussões?

Dois Centros Kavli para Ética, Ciência e o Público, – na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Universidade de Cambridge – estão sendo lançados para envolver o público na identificação e exploração de considerações éticas e impactos surgidos da descoberta científica.

A visão da The Kavli Foundation em relação aos centros é uma mudança de paradigma para atender a uma necessidade ainda não atendida na ciência: um esforço proativo e sustentado com a intenção de conectar o público, cientistas, defensores da ética, cientistas sociais e comunicadores da ciência no início do processo de descobertas científicas para identificar e discutir potenciais impactos na sociedade.

“Estamos embarcando em uma democratização na maneira como pensamos, colaboramos e comunicamos descobertas científicas e seus aspectos éticos, garantindo que o público seja incluído”, afirmou Cynthia Friend, presidente da The Kavli Foundation. “Isso já deveria ter acontecido há muito tempo.”

Até agora, não houve uma iniciativa sustentada e proativa para abordar implicações éticas nascidas da descoberta científica que envolva o público no processo científico desde o início e de maneira intencional. E, apesar de existir um crescente reconhecimento na comunidade científica de que o público deveria estar envolvido, faltam mecanismos e infraestrutura para isso. O público geralmente é deixado de fora dessas importantes discussões, ou elas são levantadas tarde demais.

“Com os Centros Kavli para Ética, Ciência e o Público, estamos tomando a iniciativa necessária para criar a infraestrutura que permite o envolvimento público intencional, desde o início, nas considerações éticas oriundas de descobertas científicas”, comentou Brooke Smith, diretora de engajamento público da The Kavli Foundation.

Dois centros foram selecionados para este novo empreendimento com base em sua visão, abordagem e experiência. Apesar dos dois terem múltiplas facetas e serem complementares em suas abordagens no trabalho com disciplinas nas áreas das ciências e humanidades, cada um terá um foco inicial que é exclusivo.

O Centro Kavli para Ética, Ciência e o Público na UC Berkeley reinventará a maneira como cientistas são treinados, começando pelos campos da neurociência, genética e inteligência artificial. Na liderança do centro está Stuart Russell, especialista em IA, ao lado de Saul Perlmutter, vencedor do Prêmio Nobel, que apresentou algumas das primeiras evidências de que a expansão do universo está acelerando; a vencedora do Prêmio Nobel e do Prêmio Kavli Jennifer Doudna, conhecida por sua descoberta da ferramenta de edição de genes CRISPR; o filósofo teorético e moral, Jay Wallace; a bioeticista Jodi Halpern; o neurocientista Jack Gallant; e a historiadora e escritora Elena Conis.

“O impulso da The Kavli Foundation ajudou a mobilizar os recursos sem paralelo da Berkeley nas áreas de humanidades, ciências sociais, ciências naturais e engenharia para colaborar na abordagem de um dos problemas mais urgentes da humanidade: como garantir que nossos recursos científicos e tecnológicos em rápido crescimento sejam direcionados aos interesses da humanidade”, disse Stuart Russell, que atua como diretor inaugural do Centro Kavli para Ética, Ciência e o Público na UC Berkeley.

Em uma colaboração única com a Wellcome Connecting Science, o Centro Kavli para Ética, Ciência e o Público na Universidade de Cambridge será liderado pela internacionalmente reconhecida cientista social e conselheira genética Anna Middleton; apoiada pelo sociólogo e bioeticista Richard Milne; a jornalista e comentarista Catherine Galloway; a experiência no setor criativo da comentarista Vivienne Parry, OBE; a experiência em sociologia da educação de Susan Robertson; e experiência em genômica e engajamento público de Julian Rayner. Baseado em uma rede de especialistas em ética e engajamento público do Reino Unido, China, Rússia, Índia e Japão, o novo centro explorará como implicações éticas levantadas pela ciência são abordadas em diferentes contextos culturais nos domínios da genômica, big data, pesquisa em saúde e tecnologias emergentes.

“Desde a descoberta da estrutura do DNA ao sequenciamento de 20% do vírus da COVID do mundo e o desenvolvimento da primeira inteligência artificial, a Cambridge estáàfrente da ciência há séculos”, comentou Anna Middleton, diretora do Centro Kavli para Ética, Ciência e o Público na Universidade de Cambridge. “Através da colaboração com especialistas em cultura popular encontraremos a base da evidência para comunicar ideias complexas em relação a questões éticas levantadas pela ciência, para que possamos compartilhar da tomada de decisão quanto às implicações da ciência para a sociedade.”

A ideia dos Centros surgiu do trabalho e observações da The Kavli Foundation na ciência e sociedade, incluindo pesquisas nos 20 Institutos Kavli mundialmente, onde ciência inspiradora e transformadora está sendo conduzida — desde a decodificação da atividade cerebralàfabricação de células artificiais.

“Este é o início de uma importante e esperada jornada para a comunidade científica, e estamos ansiosos com o impacto que os Centros Kavli para Ética, Ciência e o Público terão no futuro papel da ciência na sociedade”, disse Friend.

A The Kavli Foundation se dedica a promover a ciência para o benefício da humanidade. A missão da fundação é implementada através dos institutos de pesquisa Kavli em todo o mundo e programas que apoiam a ciência básica nas áreas da astrofísica, nanociência, neurociência e física teórica; iniciativas que reforçam o relacionamento entre a ciência e a sociedade; e prêmios e recompensas que incluem os Prêmios Kavli internacionais e o Prêmio AAAS Kavli de Jornalismo Científico. Saiba mais em kavlifoundation.org e siga @kavlifoundation.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20211209006152/pt/934725/19/5471351_KavliCenters.mp4
https://mms.businesswire.com/media/20211209006152/pt/934726/19/5471352_Stuart_Russell.mp4
https://mms.businesswire.com/media/20211209006152/pt/934727/19/5471353_Anna_Middleton.mp4
https://mms.businesswire.com/media/20211209006152/pt/934728/19/5471354_Brooke_Smith.mp4
https://mms.businesswire.com/media/20211209006152/pt/934729/19/5471355_Cynthia_Friend.mp4
Contato:

Stacey Bailey

sbailey@kavlifoundation.org

Fonte: BUSINESS WIRE

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner