São Paulo 22/12/2021 –
O número de fraudes impedidas aumentou aproximadamente 80% em 2021, comparado ao ano de 2020
No dia 1º de dezembro, a empresa de sistema antifraude para e-commerce Konduto, juntamente com a de serviços de proteção ao crédito, Boa Vista, realizou a “Análise do Balanço das Fraudes na Black Friday 2021”. O levantamento mostra as tentativas de fraude na Black Friday neste ano, as ocorrências e o número de fraudes que foram combatidas.
De acordo com a análise efetuada nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a quantidade de fraudes evitadas aumentou cerca de 80%, comparado ao ano passado. Em 2020, o valor equivalente ao combate de fraudes totalizou R$ 57 milhões, enquanto em 2021 foi correspondente a R$ 102 milhões, durante o mesmo período.
A fim de evitar fraudes na Black Friday, em relação ao e-commerce e pagamento digital, segundo as informações, a Konduto investigou 20 pedidos por segundo, mais do que o dobro, ao contrário do que aconteceu em 2020, em que foram contabilizadas somente 9 investigações de pedidos por segundo. Portanto, essa informação quantitativa de análise foi uma das razões para a diminuição de fraudes bem-sucedidas.
Porcentagem de fraudes por pedidos
Conforme a verificação do percentual de fraudes por pedidos de acordo com cada estado, a quantidade diminuiu consideravelmente em 18 estados, segundo as informações da análise feita no “Censo da Fraude 2021”, relatório feito pela Konduto no primeiro semestre. Um dos estados onde houve essa redução foi São Paulo, que, ano passado, apresentava 1,41% de incidência e, neste ano de 2021, ficou com respectivamente 0,37% de fraudes por pedidos.
Outros estados que também tiveram redução em relação ao ano de 2020 foram: Alagoas, de 0,61% para 0,31%; Espírito Santo, de 1,23% para 0,75%; Minas Gerais, de 10,55% para 6,48%; Paraná, de 5,73% para 2,94%; Rio Grande do Norte, de 1,15% para 1,03%; Rio Grande do Sul, de 4,71% para 2,32% e Santa Catarina, de 3,45% para 1,82%.
Enquanto São Paulo e os outros estados tiveram uma melhora, o Rio de Janeiro teve um aumento de 0,5%, de 1,16% para 1,67% o percentual de tentativa de fraude no estado. Em razão desse aumento, o Rio concentra 35,77% das tentativas de fraudes no país, enquanto São Paulo acumula cerca de 21,54% das tentativas de fraudes, totalizando, juntos, aproximadamente 57,3% de ocorrências de compras fraudulentas no Brasil.
Com base nas informações do Censo, houve mais de 66% de tentativas de fraudes em mobiles e cerca de 34% em desktops. “Os dados mostram que o volume de vendas online tem aumentado a cada análise, assim como a quantidade de tentativas de fraudes. Isso reforça que para vender mais, é preciso ter um bom antifraude para evitar prejuízos desnecessários”, afirma o CEO e cofundador da Konduto, Tom Canabarro.
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