São Paulo, SP 5/1/2022 – “O uso de novas tecnologias, aliadas ao aprendizado de aulas ao vivo, agora deverão ser incorporadas à nova realidade das escolas”, afirma Sandro Bonás
Cerca de 70% dos alunos já voltaram às aulas presenciais no Estado de São Paulo.
A volta às aulas presenciais vale para alunos de escolas públicas e particulares e já é obrigatória. O avanço da vacinação, a queda dos casos por Covid-19 e o combate à depressão motivaram a decisão, afirmou o governo paulista.
Boa parte das escolas particulares de São Paulo já retomou as aulas presenciais, mas quando o assunto são as escolas da rede estadual, o mesmo não acontece. Nestas, cerca de 55% a 70% dos alunos voltaram, enquanto os demais permaneceram com os estudos online, ou deixaram de acompanhar as aulas e entregar tarefas, de acordo com o secretário da Educação, Rossieli Soares, na mesma coletiva.
A nova realidade, imposta pela pandemia do novo coronavírus, impactou a realidade das escolas, fazendo a fusão do digital com o presencial, transformando, inclusive, a educação brasileira. Ismael Rocha, professor e autor de livros didáticos e diretor do Institute of Technology and Education (Iteduc), comenta que o ensino híbrido na pandemia é uma das principais tendências no mundo.
“É uma mudança de paradigma, que vai levar professores e alunos a acreditarem que a plataforma digital é uma ferramenta extremamente útil para o processo de ensino-aprendizagem principalmente porque a grande maioria dos jovens, desde as crianças, utilizam as ferramentas digitais para o lazer. A relação com o digital para as crianças e os jovens não é uma relação nova, já é presente”, comenta Isamel em entrevista para a Agência Brasil.
Escolas e a nova realidade
“Em uma escola do século XXI, o professor é o facilitador de um processo em que os alunos são protagonistas da sua própria aprendizagem, com discussão de conteúdos, práticas e metodologias ativas, estudos personalizados de acordo com a demanda de cada estudante, atividades com feedbacks imediatos, entre outras ações. Atualmente, a tecnologia permite que isso possa ser feito tanto presencialmente quanto a distância”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.
Segundo o especialista, o uso de novas tecnologias, aliadas ao aprendizado de aulas ao vivo, agora deverão ser incorporadas à nova realidade das escolas. “Em algumas regiões, por exemplo, o governo está considerando a possibilidade de volta às aulas presenciais de forma gradual e um rodízio de estudantes nas escolas, para manter as medidas de prevenção da Covid-19”, explica o especialista.
Segurança, autonomia e velocidade na rotina da escola
Diante do desafio de levar a escola para dentro de casa, grandes empresas adotaram alguma forma para ajudar instituições de ensino. O Google, com seu aplicativo Sala de Aula – Classroom, disponibilizou seus serviços gratuitamente para colégios e faculdades de todo o país.
A parceria da Novidário com a Beacon School – escola que tem mais de 1.000 alunos e é reconhecida pelo pela International Baccalaureate Organization como IB World School – começou em 2018 e relaciona a infraestrutura do ambiente educacional com o desempenho dos alunos.
Durante a pandemia, a parceria mostrou que o cenário escolar mudou porque, de acordo com Luciana Sobral, sócia-fundadora da Novidário, “Não há mais como ignorar, dentro da escola, a existência de ‘mundos tão diferentes’ lá fora, que precisam de soluções cada vez mais urgentes e sustentáveis para que possamos crescer como sociedade e como país, num mundo em constante mudança”.
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