São Paulo, SP 1/4/2022 –
Reciclus quer ampliar adesão do comércio como ponto de entrega de lâmpadas usadas nas cidades mineiras
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída no Brasil deixou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.
A proximidade com o consumidor garante ao comércio um papel fundamental na logística reversa de lâmpadas. Por isso, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, disponibiliza gratuitamente coletores a estabelecimentos comerciais de cidades de Minas Gerais.
Atualmente, a Reciclus conta com 3.188 pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em 710 municípios de todas as regiões do País. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 20 milhões de lâmpadas.
Do total de pontos, 123 estão instalados em 41 municípios de Minas Gerais, onde a Associação quer ampliar sua presença, a fim de estimular a logística reversa de lâmpadas na região. São eles: Alfenas, Andradas, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Divinópolis, Formiga Frutal, Governador Valadares, Guaxupé, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lima Duarte, Matias Barbosa, Montes Claros, Ouro Branco, Ouro Fino, Ouro Preto, Pains, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Salinas, Santana da Vargem, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Taiobeiras, Timóteo, Três Corações, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.
Qualquer varejista ou comércio aberto ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, pode ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebe da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.
Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.
Os comerciantes das cidades de Minas Gerais interessados em aderir ao programa Reciclus e instalar pontos de entrega em seus estabelecimentos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.
A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 106 empresas associadas e pontos de coleta em 710 cidades do País. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.
Website: https://www.reciclus.org.br