Portal Comunique-se

PwC mostra que planejamento é precário para 98% das empresas

Pesquisa da PwC levantou quais foram as maiores dificuldades de empresas do Brasil e do mundo no enfrentamento à crise e ainda traçou novas estratégias para o melhor desempenho em crises futuras.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo, SP 3/6/2022 –

Pesquisa da PwC levantou quais foram as maiores dificuldades de empresas do Brasil e do mundo no enfrentamento à crise e ainda traçou novas estratégias para o melhor desempenho em crises futuras.

Em sua 2ª Edição, Pesquisa Global sobre Crises de 2021 da PwC, analisou o desempenho de quase três mil líderes empresariais no Brasil e no mundo, frente a vários desafios sociais, sanitários e político-econômicos durante a pandemia. O recorte realizado com 2.814 respondentes entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 contou com a participação de 135 empresas nacionais, além de 2.679 líderes de outros países e apontou que 98% dessas empresas possuem planejamento precário.

Outro estudo da PwC feito em 2019 mostrava que 95% dos entrevistados esperavam por uma crise nos próximos anos. Durante a pandemia, 62% dos negócios brasileiros afirmaram que as restrições afetaram suas empresas de forma negativa, no mundo, essa taxa chegou a 33%.  

Como empresas enfrentaram a crise

Resiliência foi uma habilidade considerada por 84% delas para enfrentar essa crise, além de novos períodos socioeconomicamente críticos. De acordo com a pesquisa, plano e preparação foram precários para 98% delas, sendo que, quando a pandemia se alastrou, 30% delas não estavam preparadas para responder aos impactos da crise em seus negócios.

Segundo dados da pesquisa, duas etapas foram sugeridas para o enfrentamento de períodos de crise: planejamento e preparação, e eliminação de divisores de comunicação entre departamentos.

Muitos negócios apostaram em novas estratégias, ferramentas e processos de gestão para driblar a crise segundo a PwC. As estratégias adotadas pelos entrevistados também foram divididas em três estágios de enfrentamento: orientação por dados, senso de equipe e resiliência.

Próximos passos

“Muitas mudanças e oportunidades de expansão de negócios surgiram no mundo todo, não é à toa que 99% das empresas nacionais pretendem acelerar e investir em áreas e ações identificadas como grandes chances de expansão durante a pandemia, de acordo com a PwC”, completa Fernando Koshiba, diretor operacional da Consulting Blue.

A pesquisa completa afirma que ainda há muito a ser feito por cada postura de gestão empresarial. Para isso mapeou e concluiu alguns passos a serem dados para que empresas alcancem resultados melhores em próximas crises. 

Sendo assim, para empresas guiadas por dados: planejamento e preparação para crises, criação de estratégias de crise e resiliência para negócios. Para empresas estruturadas pela gestão de pessoas: revisão de planos de ação; implantação de comunicação de crise, simulação de exercícios de enfrentamento e investimento em engajamento e captação de stakeholders. Para empresas sólidas e antigas no mercado, com experiência no enfrentamento a crises, as dicas são: continuidade ao modelo de gestão, através de avaliações constantes e preparação para novas crises, além de análise de origem de crises anteriores.

Com o levantamento dos dados, a pesquisa propôs três ensinamentos para as próximas crises: organização de planos estratégicos de gestão de crise, integração de departamentos e promoção de resiliência.  

 Para saber mais: https://bit.ly/37P0CW5

Website: https://bit.ly/37P0CW5

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner