Portal Comunique-se

A Copenhagen Infrastructure Partners atinge fecho final do CI Energy Transition Fund I no valor máximo de 3 mil milhões de euros

Copenhagen/ 31/8/2022 –

COPENHAGA, Dinamarca, Aug. 31, 2022 (GLOBE NEWSWIRE) — A Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) atinge o fecho final do seu novo fundo, o CI Energy Transition Fund I (CI ETF I). O fundo foi subscrito em excesso e fechou no valor máximo de 3 mil milhões de euros. Isto torna o CI ETF I no maior fundo do mundo dedicado ao hidrogénio limpo.

O CI ETF I alcançou compromissos de investidores nos países nórdicos (~25% dos compromissos), Europa (~45%), Ásia-Pacífico (~20%) e América do Norte (~10%) com aproximadamente uma divisão de 50/50 entre investidores em fundos da CIP e novos investidores. A base de investidores do fundo é composta por aproximadamente 65 investidores institucionais, principalmente fundos de pensões, companhias de seguros de vida, fundos soberanos, gestores de ativos e gabinetes de gestão patrimonial.

“Estamos muito satisfeitos por receber um grupo tão proeminente de investidores institucionais novos e existentes no CI ETF I e estamos encantados por verificar que os investidores partilham da nossa confiança e apetite por projetos de infraestruturas de energia limpa e investem com a CIP na próxima fase da transição energética. Soluções como Power-to-X serão fundamentais para que países e indústrias deem o próximo grande salto no cumprimento dos compromissos do acordo de Paris e na conquista da independência energética. Enquanto pioneira da indústria e uma das líderes de mercado global em investimentos em infraestruturas “greenfield” e renováveis, a CIP está posicionada de forma única para investir nesse segmento”, diz Jakob Baruël Poulsen, sócio-gerente da CIP.

O CI ETF I irá investir em infraestruturas de energias renováveis de próxima geração, incluindo projetos Power-to-X (PtX) de escala industrial e permitirá que os investidores institucionais participem na descarbonização das chamadas indústrias difíceis de reduzir e apoiem a integração adicional da geração de energia renovável na matriz energética através da compensação da rede. O fundo concentrar-se-á sobretudo em projetos “greenfield” na OCDE e visa contribuir para a descarbonização de indústrias, como agricultura, aviação, transporte, fabrico de produtos químicos e produção de aço através da utilização de combustíveis verdes e matérias-primas ecológicas e fertilizantes sem CO2.

O CI ETF I faz parte integrante das distintas estratégias de fundos da CIP que exploram as principais tendências de transição para as energias renováveis. O fundo irá aplicar a mesma abordagem comprovada de criação de valor e redução de risco dos fundos existentes da CIP, embora com foco no CI ETF na PtX. O CI ETF I aplicará as capacidades industriais da CIP para otimizar e reduzir o risco dos seus projetos através de design de projetos, seleção de parceiros, contratação, etc. Uma vez eliminados os riscos, espera-se que os projetos tenham características de infraestruturas centrais, incluindo contratos de compra a longo prazo.

O CI ETF I teve um forte começo com o FID assumido num investimento e na propriedade de vários projetos atraentes de PtX em fase de desenvolvimento de escala industrial, com exposição diversificada a tecnologias de produção e mercados de aquisição. Os projetos que, entre outros, se encontram na Europa Ocidental (Dinamarca, Noruega, Espanha, Portugal), América do Sul (Chile) e Austrália devem produzir hidrogénio verde, amónia verde e combustível de aviação sustentável com base na produção de energia renovável em escalas de GW e capacidade de eletrólise.

Estima-se que o portfólio atual do CI ETF I, uma vez operacional, reduza mais de 7,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente (ou o equivalente a remover cerca de 1,6 milhões de carros das estradas permanentemente) e forneça mais de 4 milhões de toneladas de combustíveis verdes a cada ano.

Para a comercialização do CI ETF I, os escritórios de advocacia Plesner e Clifford Chance atuaram como consultores jurídicos, a KPMG Acor Tax como consultor fiscal e a Selinus Capital Advisors, a Compagnie Financière Jacques Coeur (CFJC) e a Allen Partners como agentes de colocação.

Sobre a Copenhagen Infrastructure Partners
Fundada em 2012, a Copenhagen Infrastructure Partners P/S (CIP) é hoje a maior gestora de fundos dedicados do mundo em investimentos em energia renovável “greenfield” e líder global em energia eólica offshore. Os fundos administrados pela CIP concentram-se em investimentos em energia eólica offshore e onshore, energia solar fotovoltaica, biomassa e energia a partir de resíduos, transmissão e distribuição, capacidade de reserva, armazenamento, bioenergia avançada e Power-to-X.

A CIP administra dez fundos, tendo angariado até ao momento cerca de 19 mil milhões de euros para investimentos em energia e infraestruturas associadas de mais de 135 investidores institucionais internacionais. A CIP irá acelerar o seu papel na transição energética global e pretende ter 100 mil milhões de eurosàsua responsabilidade em investimentos em energia verde em 2030. A CIP tem aproximadamente 340 funcionários e escritórios em Copenhaga, Londres, Hamburgo, Utreque, Nova Iorque, Tóquio, Singapura, Seul e Melbourne. Para mais informações, visite www.cip.dk

 


Para mais informações, contacte:

Simon Augustesen – Vice-presidente, Diretor de Comunicação e Marketing, telefone: +45 30526721, e-mail: siau@cip.dk

Thomas Kønig – Parceiro de Relações com Investidores, telefone: +45 7070 5151, e-mail: tkon@cip.dk

Primary Logo

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Fale com um especialista
Fale com um especialista