A CASACOR 2022, está entrando em suas últimas semanas de casa nova. A mostra, que fez história na Chácara do Jockey, ocupa em 2022 o o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Nesta edição comemorativa de 35 anos são quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza da estrutura existente e acomodou 59 ambientes.
A implantação surpreende ao abrigar 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas – uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos – num espaço de arquitetura moderna. Todos assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos.
Paralelamente acontece na cidade A DW! Semana de Design de São Paulo, um festival urbano com o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação tecnológica e outros temas da economia criativa. São diversas ações que serão realizadas de forma simultânea em diferentes regiões da capital paulista, entre palestras, visitas guiadas, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, seminários, feiras de negócios, prêmios, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.
Para a hotelaria paulista, os eventos significam um impulso na taxa de ocupação, movimentado pelos muitos brasileiros que tradicionalmente viajam a São Paulo para acompanhar a temporada de design. Hotéis da marca Transamerica, por exemplo, esperam visitantes provenientes dos eventos, considerando principalmente o crescimento do turismo em São Paulo e o protagonismo da Avenida Paulista, lar também de novas mostras de arte e cultura.
Unidades instaladas em bairros como Perdizes, Congonhas, Chácara Santo Antônio e Jardins aguardam com otimismo a expansão destes e outros eventos para bairros mais afastados do circuito tradicional, dando uma nova perspectiva para a hotelaria paulista. Na mesma linha, hotéis com perfil corporativo veem a abertura de seus produtos para um novo público, que agora enxerga São Paulo como um destino certo para o lazer.