O mercado de Software-as-a-Service, ou SaaS, será de US $716.52 bilhões até 2028. É o que indica recente relatório divulgado pela Fortune Business Insights. Intitulado “SaaS Market, 2022-2028“, o relatório aponta que o mercado de software como serviço, que engloba tecnologias como RPA e outros serviços em nuvem, deve crescer a um CAGR de 27.5% no período estudado.
De acordo com o estudo, o mercado de SaaS já alcançou US $130.69 bilhões em 2021. O relatório aponta que o crescimento tem sido impulsionado pelo aumento da procura de usuários finais por soluções em nuvem, o que também acarreta no interesse de empresários de TI em diversificar seus portfólios com produtos no modelo SaaS.
Pandemia de COVID-19
Um dos objetivos do estudo foi avaliar o cenário de SaaS pré e pós-pandemia de COVID-19. O relatório concluiu que a pandemia acelerou a procura por otimização, e muitos fornecedores de serviços de TI enxergaram como uma oportunidade para reestruturar seus modelos de negócio.
“O modelo SaaS é muito atraente para o cliente final, pois reduz o custo e a necessidade de infraestrutura. Assim, permite que os empresários de TI ofereçam soluções de software como serviço, como o RPA, criando novos nichos de mercado. RPA-as-a-Service é o caminho para diversificação de portfólios de TI em 2022”, afirma Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek, empresa de software RPA.