São Paulo 9/9/2022 –
Com aumento das burocracias contratuais, o setor de Recursos Humanos se tornou essencial
A concorrência no mercado globalizado e cada vez mais competitivo contribui para que as empresas passem a valorizar a área de Recursos Humanos. Vista como um setor estratégico, é responsável por trazer competência, reter talentos e contribuir para o planejamento das organizações. Em pesquisa desenvolvida pela HRtech Ahgora, feita com mais de 300 profissionais de RH, diz que a área precisa atuar mais estrategicamente e mostra que apenas 15% dos entrevistados admitem que o RH participa de todas as decisões estratégicas da companhia.
O fortalecimento e modernização das áreas de RH acarretou na atualização da profissão como um todo, sendo muito mais do que contratar e demitir, a área de Recursos Humanos se aprimorou e acarreta, cada vez mais, funções que interferem no resultado das empresas e na força de trabalho, de vital importância para as organizações. Os dados de pesquisas realizadas antes e durante a pandemia constam que o Panorama de RH no Brasil 2018, elaborado pela plataforma Qulture.Rocks, mostra que as empresas entendem que a área de Recursos Humanos é estratégica para o maior protagonismo de seus negócios.
O coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Paulistano, (UniPaulistana), professor André Dalpicolo, diz que o RH é inegavelmente estratégico e que, em razão das exigências do mercado cada vez mais competitivo, é imperativo investir na modernização e em tecnologia para que o RH participe cada vez mais dos projetos das instituições.
O professor salienta que o emprego da tecnologia deve ser acoplado ao conhecimento das leis trabalhistas para atender a legislação e estar de acordo com os planos, estratégias e metas estabelecidas por cada empresa.
Website: https://www.unipaulistana.edu.br/