Portal Comunique-se

FCC capacita jovens através de colaboradores voluntários

Empresa participa do Projeto Pescar, que busca ampliar oportunidades de inserção no mercado para jovens em situação de vulnerabilidade

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Campo Bom/RS 14/9/2022 –

Empresa participa do Projeto Pescar, que busca ampliar oportunidades de inserção no mercado para jovens em situação de vulnerabilidade

Atualmente, mais de 57 milhões de brasileiros se dedicam a ajudar o próximo, segundo Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021. Neste contexto, a FCC, indústria de Campo Bom/RS, criou um grupo multidisciplinar chamado FCC Transforma, que é conduzido por colaboradores voluntários e tem o propósito de transformar vidas através da educação. Neste ano, o grupo implementou uma turma do Projeto Pescar na empresa, incentivando outros colaboradores a se tornarem voluntários do programa. A iniciativa capacita jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, buscando ampliar as oportunidades de inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Em contrapartida, os colaboradores voluntários se tornam agentes de transformação, doando seu tempo e conhecimentos em benefício desses jovens e de toda a comunidade.

Para a FCC, a iniciativa vai ao encontro dos princípios da empresa. “Nossa participação no Pescar está totalmente conectada aos nossos valores e estratégia. Temos orgulho desse projeto, pois ele garante que os jovens tenham acesso a ferramentas que podem transformar o seu futuro e ampliar suas oportunidades”, explica Marcelo Reichert, CEO da FCC. “Internamente, o projeto contribui para a cultura do voluntariado, permitindo uma experiência transformadora aos nossos colaboradores”, pontua. Além disso, Reichert reforça que o programa contribui para o processo de formação de profissionais em uma região que tem carência de mão de obra.

Neste ano, a FCC iniciou o primeiro ciclo do Projeto Pescar com a turma de “Produção Industrial”, proporcionando conhecimento específico nesta área, além de conhecimentos em cidadania, responsabilidade, e uma visão geral sobre a atuação das diferentes áreas dentro de uma empresa. Com isso, 15 jovens são atendidos no contraturno da escola por uma educadora social e os colaboradores voluntários da FCC compartilham relatos sobre as áreas e profissões de atuação com o grupo.

Para os colaboradores voluntários da FCC, fazer parte do programa é uma oportunidade única. “Participar deste projeto e poder contribuir com o crescimento e desenvolvimento destes jovens é incrível”, explica Katia Diehl, secretária executiva da FCC e voluntária responsável pela implantação do projeto e articuladora do Pescar na empresa. “Vemos o quanto podemos fazer a diferença plantando a sementinha do conhecimento e mostrando a eles que a educação é o melhor caminho para alcançar os seus sonhos”, complementa.

Outro voluntário do projeto, Andrei Roman, do setor de Compras da FCC, explica que a iniciativa proporciona uma troca de aprendizados. “A participação foi muito válida, tanto pela passagem de conhecimento aos alunos, como pelo meu próprio aprendizado. Mesmo com o intuito de ir ensinar, acabamos aprendendo com os alunos”, explica.

Já para os jovens participantes, o programa é uma oportunidade de autoconhecimento. “O Projeto Pescar não só ajuda a me autoconhecer, ele também ensina muitas coisas importantes e me mostra um outro jeito de olhar o mundo do trabalho, me ajudando a conhecer os meus talentos e propósitos como ser humano”, destaca Aline Mallmann, 16 anos. Já Lucas Dalla Lanna, 16 anos, destaca o aprendizado que a experiência proporciona. “O Projeto Pescar é uma oportunidade de conhecimento e aprendizado que tive na minha vida. Estou aprendendo como me comportar ou agir na empresa, no trabalho e tomando decisões importantes como decidir o que eu quero trabalhar”, conta.

Somando os 1.517 jovens atendidos em 2021, o Pescar contabiliza mais de 35 mil beneficiados pelo programa desde a sua fundação, há 46 anos. Dentro da metodologia do programa, 60% da carga horária contempla conteúdos de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania e 40% da carga horária se refere ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos e iniciação profissional, que podem estar relacionados à área de atuação da organização parceira. São 15 áreas dispostas em seis eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Manutenção, Produção e Processos, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Petróleo e Gás.

Sobre a FCC – A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. Está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas de calçados femininos, masculinos e infantis, e nas maiores marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, e de vedação para silos e carrocerias da América Latina. Os materiais criados pela FCC também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais. 

Website: https://www.instagram.com/grupofcc/

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner