São Paulo – SP 30/9/2022 –
A reputação corporativa tem sido um dos principais eixos estruturais das estratégias de comunicação das organizações, pois o impacto que ela causa está relacionado diretamente aos negócios
A humanização das marcas não é necessariamente algo novo, mas essa tendência tem se consolidado nos últimos anos como uma das muitas estratégias de negócios para se aproximar do consumidor, gerando conexão por meio da empatia e da ética. Em um contexto de incerteza e volatilidade, o acesso à informação e a evolução de uma sociedade que exige cada vez mais transparência na operação das organizações têm motivado a mudança nos elementos que compõem a nova agenda corporativa. Nesse contexto, a reputação corporativa se consolida como um dos principais eixos estruturais das estratégias de comunicação das organizações.
O estudo Humanizar as empresas: a chave para uma nova empatia corporativa da consultoria LLYC responde os principais questionamentos para que as empresas construam narrativas empresariais que penetrem em seus públicos e permitam estabelecer relações de confiança com seus grupos de interesse. Entender as expectativas permite compreender que a reputação não consiste em gerenciar a comunicação das realizações da empresa (performance) para seus grupos de interesse com a intenção de obter reconhecimento, mas em medir e gerenciar expectativas para alcançar posições de liderança competitivas em termos de apoio e fidelização desses grupos. O objetivo é melhorar as atitudes e comportamentos dos grupos de interesse em relação às empresas. Mais uma vez, colocando o foco nas pessoas e mudando o paradigma para um mais humano e empático, ouvindo realmente as expectativas que os públicos têm da companhia, gerando valor que repercute na reputação.
“O desafio atual vai além da camada de construção e proteção da reputação corporativa. Está no campo da credibilidade. A reputação corporativa impacta diretamente nos negócios e representa um dos principais eixos estruturais das estratégias de comunicação das organizações. As empresas precisam transformar teoria em prática, gerir propósitos, mudar paradigmas e focar nas pessoas, tornando suas marcas mais humanas, transformadoras e empáticas”, explica Naira Feldmann, diretora de Engagement da LLYC Brasil.
A humanização de uma empresa é algo extremamente essencial, pois refere-se à relação que a mesma tem com seus públicos, e não é algo que se constrói de uma hora pra outra. O avanço tecnológico trouxe diversas possibilidades ao mundo dos negócios, uma delas foi a mecanização de muitos serviços, e esta humanização se dá exatamente em não transformar a empresa em uma máquina, substituindo o trabalho humano.
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