SÃO PAULO 26/10/2022 –
A pandemia impulsionou a demanda por terceirização, permitindo que os fornecedores aproveitassem um maior conjunto de talentos para entregar e manter aplicativos, diz o relatório ISG Provider Lens™
Mais empresas no Brasil estão terceirizando o desenvolvimento e manutenção de aplicativos (ADM) depois que as restrições de trabalho impostas pela pandemia da COVID-19 permitiram que os fornecedores de serviços aproveitassem sua experiência em trabalho distribuído para expandir suas operações em todo o país, segundo um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil constata que a pandemia acelerou a adoção global de tecnologias e práticas de ADM de próxima geração, pois as empresas foram forçadas a aprender a colaborar e entregar aplicativos durante o trabalho remoto. As empresas de terceirização estavam mais preparadas para essa mudança e as empresas com equipes de aplicativos internas reconheceram que a terceirização lhes daria mais flexibilidade para responder a interrupções como a pandemia.
No Brasil, os fornecedores de terceirização usaram os requisitos de distanciamento social como uma oportunidade para desenvolver novos métodos de contratação e descoberta de talentos adicionais fora dos principais centros de tecnologia do país, diz o relatório.
“Os fornecedores de serviços no Brasil aumentaram rapidamente para atenderàcrescente demanda por terceirização, em benefício das empresas”, disse Richard Chang, diretor do ISG. “Os departamentos de TI estavam lutando apenas para fornecer a infraestrutura para trabalho remoto, então aprender a colaborar e entregar aplicativos sob as novas condições foi ainda mais difícil.”
Embora os centros de entrega de aplicativos no Brasil tenham se concentrado em São Paulo, Belo Horizonte e centros remotos em seis outros estados, a mudança para o distanciamento social abriu contratações em todo o país, diz o ISG. Durante a pandemia, os prestadores de serviços adicionaram funcionários em todos os 26 estados.
A pandemia levou a um desgaste crescente que intensificou a escassez de habilidades de TI no Brasil, como em outras regiões, mas essa onda atingiu o pico no ano passado e a crise de talentos agora é mais gerenciável, diz o relatório.
O estudo afirma que os fornecedores de terceirização estão ajudando as empresas no Brasil a alavancar abordagens modernas para o desenvolvimento de aplicativos, incluindo metodologias ágeis. As empresas no Brasil atingiram a maturidade no uso de projetos de desenvolvimento Agile, com aplicativos móveis e experiência do cliente atuando como principais impulsionadores de adoção.
“As empresas no Brasil usam projetos ágeis como alavancas para a transformação digital”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Eles querem processos confiáveis que os ajudem a entregar aplicativos mais rapidamente, incluindo DevOps e automação de testes, e os fornecedores de serviços permitem que eles integrem esses recursos.”
O relatório explora uma ampla gama de tendências de ADM no Brasil, incluindo o uso crescente de inteligência artificial em serviços gerenciados por aplicativos, a mudança de contratos baseados em esforços para contratos baseados em resultados e as perspectivas de um mercado de garantia de qualidade maduro com base em ferramentas pré-definidas e estruturadas.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 52 provedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.
O relatório nomeia Capgemini, Tech Mahindra e Wipro como líderes em três quadrantes cada. Ele nomeia Accenture, Globant, Iteris, NTT DATA, Softtek e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, Compass, FCamara, GFT, Inmetrics, Prime Control, SEMPER IT, Sofist, Thoughtworks, T-Systems e Yaman são apontados como líderes em um quadrante cada.
Além disso, Qintess e Vericode são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Versões customizadas do relatório estão disponíveis na Inmetrics, Iteris, Prime Control, SEMPRE IT, Sofist e Vericode.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen ADM Services 2022 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20221026005383/pt/
Contato:
Press Contacts:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE