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Franchising cresce e franquias imobiliárias mostram força

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Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada no mês de novembro, apontou que o setor de franquias está em pleno crescimento. Conforme a entidade, o franchising brasileiro cresceu 12,9% neste primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período no ano passado. Somente nesta primeira etapa do ano o faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 81 bilhões para R$ 91 bilhões.

Os dados do estudo ainda mostram que do primeiro semestre de 2020 ao primeiro semestre deste ano o acumulado de faturamento chegou a representar uma alta de 32%. Além disso, a capacidade de reação do setor também se reflete nos empregos diretos gerados: a alta de 12,5% foi registrada quando o primeiro semestre de 2021 é comparado aos mesmos meses de 2022, passando de 1,2 milhão para 1,4 milhão de pessoas empregadas.

É dessa forma que o franchising brasileiro vai retomando sua força, após um período delicado para a economia em geral, e mostrando um ambiente econômico cada vez mais favorável no país. Outro retrato disso é a previsão de encerrar este ano com um faturamento superando a casa dos R$ 200 bilhões, conforme a Associação. Outro destaque da pesquisa é que, dentre os segmentos que mais cresceram neste último semestre, as franquias de Casa e Construção ocupam a quinta posição com 13,2% de crescimento.

No ramo imobiliário, este último dado se comprova na prática. De acordo com o gerente de Expansão e Operações de Franquias do grupo imobiliário Auxiliadora Predial, Érico Homem Ribeiro, a retomada pós-pandemia também se percebe dentre as redes de franquias imobiliárias. “Estamos certos de que esse cenário positivo, que já é notado agora, ganhará ainda mais força neste final e início de novo ano. Quem busca uma franqueadora para dar este passo e investir está entendendo que há muito espaço para desenvolvimento em um mercado que é pujante não apenas pelo franchising, mas, também, pela retomada do mercado imobiliário como pano de fundo”, explica.

Além disso, a ascensão nos negócios deste mercado tende a encontrar no suporte da franqueadora um terreno fértil para os avanços. Uma prova disso foi o Valor Geral em Vendas (VGV) de R$ 1 bilhão no ano de 2021 e a projeção de encerrar este ano com R$ 1,3 bilhões. “Para gerar esse ambiente favorável, o franqueado precisa ter um suporte consistente da sua rede. Neste caso, a aposta deve ser na oferta de tecnologia, treinamentos, soluções de marketing e tantos outros recursos que fazem diferença para que ele possa fechar bons negócios no dia a dia”, explica Ribeiro.

Ainda, o estudo da ABF apresenta um Ranking das 30 maiores cidades em crescimento de número de unidades de franquias. Liderada pela cidade de Manaus, a tabela traz no Top 10, na sétima posição, a cidade de Florianópolis. Ribeiro, que atua no estado catarinense, destaca que regiões como essas recebem um olhar estratégico das franqueadoras. “Nós, como rede, estamos acostumados a identificar cidades com alto potencial, como é o caso de Florianópolis. Mas um alerta importante que deve ser feito é que o crescimento precisa ser consistente. Sempre batemos muito nessa tecla. Ou seja, deve ser um crescimento equilibrado e que possa entregar sempre, por parte da franqueadora, a qualidade de serviço que franqueados e clientes finais merecem”, finaliza.

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