Portal Comunique-se

Dia de Doar mobiliza o país e incentiva a sociedade a ser mais colaborativa

Mobilização nacional acontece no próximo dia 29 com o propósito de incentivar a cultura de doação e estimular a sociedade brasileira a ser mais solidária

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 23/11/2022 –

Mobilização nacional acontece no próximo dia 29 com o propósito de incentivar a cultura de doação e estimular a sociedade brasileira a ser mais solidária

No próximo dia 29 de novembro acontece mais uma edição do movimento mundial Dia de Doar. Fundado pela organização nova-iorquina 92Y, com o nome de Giving Tuesday, a ação é realizada em outros 85 países na sequência de datas comerciais já famosas, como a Black Friday e a Cyber Monday, como um grande movimento para promover a doação e a generosidade.

No Brasil, a campanha é realizada desde 2013 pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, como parte do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. 

Na edição de 2021, o movimento arrecadou mais de R$ 2 milhões em doações on-line e mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas por mensagens sobre doação nas redes sociais. Além disso, houve um aumento de 160% no número de campanhas comunitárias ativas no país.

Este ano, mais uma vez, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP apoia o projeto e incentiva os profissionais e empresas da Administração a pensarem na data como um fomento à prática da doação, seja como pessoa física ou jurídica. “Ao divulgarmos para nossos registrados iniciativas como esta, promovida mundialmente, colaboramos para que o nosso público esteja mais consciente sobre causas importantes, que merecem nossa atenção e, principalmente, participação”, defende o Adm. Alberto Whitaker, presidente do CRA-SP.

Ao falar especificamente sobre necessidade de participação das organizações em ações desse tipo, Whitaker relembra aos administradores que a sociedade não deseja mais comprar produtos e serviços de marcas que não estejam engajadas socialmente. “O conceito ESG, tão debatido atualmente dentro dos negócios, nos mostra que não podemos mais, enquanto empresas, estarmos indiferentes às causas e aos projetos sociais. O desenvolvimento social não cabe mais somente aos governos ou às organizações do terceiro setor. Todos somos responsáveis por essa transformação e devemos reconhecer nosso papel nesta jornada”, defende.

Como participar? 

Toda a sociedade pode participar da campanha. As pessoas físicas, por exemplo, conseguem mostrar sua generosidade de várias maneiras durante o Dia de Doar, seja ajudando um vizinho, promovendo uma causa, fazendo doações em dinheiro ou, até mesmo, compartilhando um conhecimento, afinal, todo ato de generosidade conta.

As empresas, por sua vez, podem doar parte do faturamento de algum produto ou serviço neste dia, comunicando à imprensa e aos seus consumidores sobre a ação. Também é possível estimular seus colaboradores a fazerem alguma iniciativa solidária no dia. 

De acordo com o administrador João Paulo Vergueiro, conselheiro do CRA-SP e diretor-executivo da ABCR, a participação de toda a sociedade é fundamental. “Quem quiser doar pode escolher uma causa e, a partir dela, uma organização para receber a doação. A generosidade é essencial para que possamos construir coletivamente uma sociedade melhor para todos. Quando doamos, fazemos o bem para todo mundo, ou seja, tanto para quem recebe quanto para nós mesmos. O Dia de Doar é uma data para lembrar as pessoas de algo que nós gostamos que aconteça o ano todo, que é gerar impacto por meio da doação”, afirma Vergueiro.

Outra forma de apoiar a iniciativa é usando a hashtag #diadedoar nas postagens feitas em redes sociais. O site da campanha ainda disponibiliza materiais para compartilhamento, bem como dicas e manuais para realizar campanhas próprias de doação.

Website: http://www.crasp.gov.br

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner