Portal Comunique-se

Cresce a geração de empregos no setor de eventos

Mestre de cerimônias pode se beneficiar da retomada das atividades presenciais; especialista explica as habilidades deste profissional

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Sao Paulo, SP 15/12/2022 –

Mestre de cerimônias pode se beneficiar da retomada das atividades presenciais; especialista explica as habilidades deste profissional

Após as medidas restritivas de controle à pandemia de Covid-19 impactarem em 97% as empresas do setor de eventos, que deixaram de faturar cerca de R$ 230 bilhões em 2020 e 2021, a expectativa de retomada foi compensada neste ano. Dos 2.147.600 empregos gerados no Brasil, entre janeiro e setembro, 229.437 foram no hub setorial e 14.262 especificamente na área de eventos, o que representa um crescimento de 10,7% e 0,7%, respectivamente. Os dados constam no Radar Econômico, levantamento realizado pela Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos). 

O hub setorial do segmento envolve 6,2 milhões de pessoas de 52 áreas. Entre elas estão hospedagem, agências de turismo e empresas de segurança. Das oportunidades de trabalhos que se abrem na área, o mestre de cerimônias é uma delas. A origem do ofício é incerta, mas atualmente esse tipo de profissional desempenha a função de anfitrião de eventos públicos e privados.

Diferentemente do cerimonialista, que é quem organiza o evento, o mestre de cerimônias é responsável por conduzir o encontro do início ao fim, sempre interagindo com o público. “Ele dá as boas-vindas, recebe a plateia e faz toda a costura do que vai acontecer, com algum conhecimento prévio do conteúdo”, afirma Bruno Motta, comediante e mestre de cerimônias corporativo.

Para atuar na área é preciso aplicar técnicas de apresentação, postura e dicção. Manter um nível profissional de formalidade é exigido, mas uma mudança neste sentido tem sido notada. No âmbito de um trabalho de conclusão de Tecnólogo em Eventos, o então estudante João Carlos Meirelles Coutinho identificou que o perfil mais formal do mestre de cerimônia está dando espaço a uma apresentação mais dinâmica e interativa. Além disso, a pesquisa aponta que, em determinados casos, o mestre de cerimônias não precisa, necessariamente, ter o dom da oratória, mas carisma e preparo. 

O comediante Motta corrobora nesta tese. “É importante que ele tenha experiência e carisma. As empresas têm uma demanda cada vez maior por ‘casualidade’ nos eventos”, diz. Segundo ele, com humor é possível “tornar tudo parte do show”, inclusive problemas inesperados.

Isso significa que a área também exige desinibição do profissional e a habilidade de lidar com situações extraordinárias. “É o mestre de cerimônias quem vai solucionar imprevistos, sejam técnicos, atrasos, faltas”, diz Motta. 

“Com o avanço da tecnologia, muitos palestrantes e convidados do exterior agora podem comparecer online, mas nem sempre a tecnologia ajuda e o convidado não aparece. Nesse momento você tem que criar, conversar com os participantes e se manter no conteúdo, até que a conexão fique pronta, e às vezes fazer isso sem demonstrar que era um problema”, reforça o comediante e mestres de cerimônia.

Os mais de 14 mil novos empregos centrais do setor de eventos, indicados na pesquisa da Abrape, abrangem atividades de organização de eventos, atividades artísticas, criativas e de espetáculos, atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental, atividades de recreação e lazer e produção e promoção de eventos esportivos. Em comparação com o mesmo período de 2021, o resultado é 337% maior: foram registrados 3.265 novos empregos. 

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner