Portal Comunique-se

Ansiedade é entrave para vestibulandos, diz professor

Na Uncisal, os candidatos disputaram uma das 50 vagas ofertadas pela universidade para o curso de medicina, o que gerou uma disputa média de 40,48 candidatos por oportunidade

Compartilhe

4/4/2023 – A ansiedade é um problema recorrente entre os estudantes que se preparam para o vestibular. Muitos alunos chegam a ter crises de ansiedade e insônia

Na Uncisal, os candidatos disputaram uma das 50 vagas ofertadas pela universidade para o curso de medicina, o que gerou uma disputa média de 40,48 candidatos por oportunidade

O vestibular para o curso de medicina é considerado um dos mais concorridos e difíceis do país. Segundo um balanço divulgado pela Unicamp  (Universidade Estadual de Campinas), a modalidade foi a mais procurada por candidatos interessados em ingressar na instituição no processo seletivo deste ano. No total, o curso de Medicina contou com 5.923 inscritos para apenas 22 vagas, em uma relação de 269,23 candidatos por vaga, sendo este o vestibular mais concorrido do país.

Além da alta demanda, os estudantes que pleiteiam uma vaga em uma universidade para um curso concorrido, como o de medicina, enfrentam outro desafio: a ansiedade. O Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo, segundo o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em média, 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%). E a preparação para o vestibular pode ser um fator que contribui para o aumento desse número, afirma Thiago Carvalho, professor e diretor do curso preparatório MetaMED, que há anos se dedica a ajudar estudantes a conquistarem uma vaga no curso de medicina.

“Os estudantes que se preparam para o vestibular de medicina enfrentam um grande desafio: além de precisarem lidar com uma quantidade enorme de conteúdo a ser estudado, também precisam lidar com a pressão da família e a própria expectativa que criaram para si mesmos”, observa.

Segundo o professor, a ansiedade é um problema recorrente entre os estudantes que se preparam para o vestibular: “Muitos alunos chegam a ter crises de ansiedade, insônia, falta de apetite e outros sintomas físicos que afetam seu desempenho nos estudos e, consequentemente, no vestibular”.

Para lidar com essa questão, segundo Carvalho, o metaMED oferece aos alunos diversas atividades que visam a redução da ansiedade, como aulas de yoga, meditação e acompanhamento psicológico. “Além disso, a equipe de professores também trabalha com os estudantes para ajudá-los a organizar sua rotina de estudos, estabelecer metas e lidar com as pressões externas”.

Ele destaca que, apesar da dificuldade, é possível superar a ansiedade e conquistar uma vaga no curso de medicina. “É importante que os estudantes tenham em mente que o vestibular é uma etapa, não um fim em si mesmo. É possível alcançar o objetivo, mas é preciso ter paciência, persistência e equilíbrio emocional”, diz ele.

Dados do Ministério da Educação mostram que, nos últimos anos, a procura por cursos de medicina cresceu de forma significativa no país, acrescenta Carvalho. Diante desse cenário, o professor e diretor do curso preparatório MetaMED reforça a importância de os estudantes buscarem cursos preparatórios de qualidade e se dedicarem ao máximo para alcançar seus objetivos.

“O vestibular de medicina é uma prova difícil, mas não é impossível. Com dedicação, disciplina e a ajuda de profissionais qualificados, os estudantes podem superar os desafios e conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.metamed.net/

Website: https://www.metamed.net/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

WhatsApp
Fale com um especialista