São Paulo, SP 14/5/2024 – As empresas que adotam práticas sustentáveis estão se colocando de maneira mais atraente para investidores, clientes, talentos e parceiros de negócios.
Para alcançar efetivamente o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar medidas proativas, como inovar em processos e produtos, e investir em soluções que visem à redução dos impactos ambientais. Por isso, as marcas têm se mostrado comprometidas em causar um impacto positivo.
A sigla ESG: Environmental, Social and Corporate Governance se trata de um conjunto de parâmetros que as empresas utilizam para avaliar seu desempenho em relação a questões ambientais, sociais e de governança ou de gestão. Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na adesão das empresas a esses critérios, e isso não é por acaso.
“As empresas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis estão se colocando de maneira mais atraente para investidores, clientes, talentos e parceiros de negócio”, observa Antonio Carlos Marques Valente, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Professor da UniPaulistana.
Os últimos anos testemunharam uma mudança significativa nos hábitos dos brasileiros em direção à preservação da natureza, a preocupação dos impactos das empresas no meio ambiente e na comunidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Ao mesmo tempo, oportunidades e cursos para quem quer atuar com diversidade e inclusão também se multiplicam.
Os dados revelam que quase um terço dos consumidores brasileiros (23%) alteraram seus comportamentos em resposta a preocupações ambientais. Além disso, para 41% dos entrevistados, essas mudanças são consideradas permanentes.
No entanto, para alcançar efetivamente o desenvolvimento sustentável, as empresas precisam adotar medidas proativas, como inovar em processos e produtos, e investir em soluções que visem à redução dos impactos ambientais. Por isso, as marcas têm se mostrado comprometidas em causar um impacto positivo.
Isto significa que as companhias devem estar inseridas, contribuírem e participarem na construção de uma sociedade mais ativa em relação às questões ambientais, sociais, de ética e transparência. Além disso, a adoção do ESG traz múltiplos benefícios para as empresas: redução de custos operacionais, atração de novos investidores e destaque na imagem e na reputação perante os consumidores e a comunidade como um todo. Isso se traduz em posicionamento e vantagem competitiva no mercado.
“As empresas estão adotando o ESG em suas estratégias de negócios porque reconhecem a importância de serem social e ambientalmente responsáveis, tanto para a sustentabilidade de seus negócios quanto para o bem-estar da sociedade como um todo”, afirma Valente. O ESG não é apenas uma tendência, é uma resposta necessária aos desafios atuais e futuros, como mudanças climáticas, desigualdade social e escassez de recursos naturais.
O ESG é fundamental para as empresas e para a sociedade, pois promove práticas empresariais mais éticas, sustentáveis e transparentes, contribuindo para um mundo mais equilibrado e justo.
Por outro lado, é importante destacar que o ESG necessita estar, igualmente, presente nas empresas estatais e em todas as esferas governamentais, haja vista que seu público é a integralidade de seu povo. Tratar dos recursos oriundos da sociedade de maneira ética, transparente, com eficiência e honestidade é dever mandatório do Estado.
Isto resulta em desenvolvimento econômico e social, diminuição das desigualdades e ampliação do conceito de democracia para todos e não para poucos. Como diria Gabriel o Pensador: “quando a gente muda, o mundo muda com a gente”. Para isto, é preciso semear.
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