Chapecó, SC 12/6/2024 – O solar é novo no Brasil e o brasileiro ainda está conhecendo essa solução; entendendo sobre preço, investimento e a economia que um sistema pode trazer.
Com o simulador de energia solar, a partir do valor da conta de energia elétrica, o consumidor pode ter uma estimativa do investimento que deve fazer, de quanto espaço vai precisar para a instalação do sistema, qual será a sua economia anual e o tempo que levará para ter o retorno do investimento.
A possibilidade de descobrir o quanto economizar ao investir em equipamentos de energia solar se tornou possível através do simulador de energia solar gratuito. Essa é a proposta do novo desenvolvimento da Renovigi, em que o consumidor consegue estimar o tamanho que o seu sistema teria conforme a média do gasto de energia elétrica mensal de sua residência, comércio, indústria ou propriedade rural.
A geração da própria energia solar permite reduzir em até 90% o valor da conta de energia, mostrando-se um investimento bastante vantajoso para diferentes propriedades. Além disso, com a redução do custo dos painéis em 50% no ano passado, como avalia a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) – item que representa cerca de 70% do custo total de um sistema – tornou o investimento ainda mais significativo.
De acordo com Roberson Popadiuk, Coordenador de Marketing da Renovigi: “sabemos que o solar é novo no Brasil. O brasileiro ainda está conhecendo essa nova solução, entendendo sobre preço, investimento e economia que um sistema de energia pode trazer. Por isso a importância do simulador.”
Usualmente, o dimensionamento de um projeto de energia solar, ou seja, o orçamento detalhado, com o cálculo da potência necessária para abastecer o consumo de energia da propriedade e o levantamento preciso de equipamentos do sistema, é um processo que exige a visita técnica de um profissional capacitado, como o credenciado Renovigi, para obter uma avaliação completa, considerando detalhes da área disponível como, por exemplo, a posição em relação a incidência da luz solar.
Nesse contexto, a estimativa apresentada pelo simulador não substitui o dimensionamento feito pelo integrador, visto que ele apresenta uma estimativa apenas do valor dos equipamentos, sendo necessário o dimensionamento junto ao profissional para obter o orçamento completo de todo o serviço de instalação. Ainda assim, antes de contatar o profissional, o consumidor pode ter uma ideia prévia de como seria o seu sistema e sua economia anual através do simulador de energia solar, sendo um bom parâmetro para a tomada de decisão.
“É um site didático e muito intuitivo, um método do cliente conhecer a solução e já ter uma ideia aproximada de quanto vai custar, quanto de economia na fatura ele terá, em quanto tempo esse investimento se paga, entre outros dados”, complementa Popadiuk.
Ao incluir o Estado, a cidade e o valor médio gasto na conta de luz do local que pretende fazer a instalação, o simulador de energia solar calcula o valor da potência instalada necessária para atendê-lo e qual seria a sua produção mensal. Além disso, também estima a área mínima para a instalação e mostra uma perspectiva do valor do sistema – recurso que outros simuladores não apresentam.
O tempo de retorno do investimento, o valor da economia anual aproximada e o valor economizado em 25 anos, tempo da vida útil do sistema fotovoltaico, também são dados disponibilizados pelo simulador Renovigi, a fim de que o consumidor tenha mais informações para avaliar o investimento dentro de suas possibilidades.
Além disso, por se tratar de um sistema automatizado, pode haver casos em que o projeto de energia solar demande uma orientação mais específica para a simulação como, por exemplo, os destinados às áreas isoladas, usinas e projetos pequenos. Nesse âmbito, o consumidor será direcionado para a equipe de atendimento a fim de receber uma orientação completa.
Website: https://renovigi.com.br/