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Marcas brasileiras expandem presença no mercado da Flórida

Marcas brasileiras expandem presença no mercado da Flórida
Marcas brasileiras expandem presença no mercado da Flórida

Tem que pensar nos Estados Unidos como um todo, levando-se em consideração logística e o hábito de consumo da população

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Com uma trajetória que inclui experiências em missões diplomáticas e em grandes empresas do setor privado, o diplomata Rodrigo Fonseca, atualmente à frente do escritório da APEX Brasil, em Miami, se mostra otimista em relação às oportunidades que a Flórida oferece para os empreendedores brasileiros. As marcas do Brasil estão se destacando e, com a estratégia certa, têm o potencial de conquistar o mercado norte-americano.

Fonseca esteve no Brasil durante o ECON – Encontro de Negócios das Américas, realizado nas cidades de Natal, João Pessoa, Recife e Fortaleza. Em Natal, ele lembrou que o Rio Grande do Norte se apresenta cada vez mais promissor em suas diversas atividades, principalmente pela produção de energia limpa. “São duas matrizes que são o carro-chefe da imagem que o Brasil quer projetar para o mundo e, principalmente, para os Estados Unidos. O Brasil é o detentor das maiores reservas de água do mundo, é detentor de uma matriz energética limpa e o Rio Grande do Norte, em particular, é o campeão de energia solar e eólica”, comentou.

O diplomata lembrou que mais de 500 mil brasileiros moram na Flórida, o que é uma vantagem porque se consegue falar português o tempo inteiro, e é mais perto do Brasil, entretanto existem 50 estados no País, que podem gerar algum interesse. Cada estado americano tem sua especificidade, seu modelo de negócio, que pode ser atraente para o Brasil. “Tem que pensar nos Estados Unidos como um todo, levando-se em consideração logística e o hábito de consumo da população”, diz Fonseca.

No entanto, conquistar espaço nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor per capita do mundo, traz seus desafios. Fonseca sublinha que o “desafio inicial é o da concorrência super acirrada”. Para os empresários que almejam expandir para os EUA, é fundamental ter um planejamento estratégico robusto, encontrar parceiros locais de confiança e avaliar cuidadosamente a decisão de entrar nesse mercado. Ele evoca a necessidade de se buscar informações e participar de um processo de imersão, onde cada um tenha a oportunidade de visitar parceiros, que serão previamente mapeados, visitar as autoridades locais, visitar a Select Florida, que é uma espécie de APEX na região.

Entre as principais áreas de investimento brasileiro na Flórida, o mercado imobiliário se destaca.  A perspectiva de uma redução nas taxas de juros tem atraído investidores, apesar das preocupações  com o câmbio. Segundo Fonseca, “se bem pensada a estratégia, existem muitas oportunidades para um bom retorno financeiro”, mencionando setores como construção de casas, clínicas de estética, serviços de alimentação e logística. Ele vai além: “tem que abrir a cabeça, seu ideal de internacionalização de negócios que o mundo oferece para o empresariado brasileiro e seguir em frente”, conclui.

PAPEL DA APEX

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) tem um papel fundamental ao fornecer relatórios detalhados e identificar oportunidades de mercado para empresas brasileiras. Com sede em Brasília e escritórios ao redor do mundo, é uma das principais parceiras dos empresários brasileiros que desejam expandir suas operações para o mercado norte-americano. O escritório de Miami, responsável pela América do Norte e Caribe, oferece suporte em feiras, rodadas de negócios e atua como uma incubadora para empresas emergentes. A APEX Brasil oferece um espaço para as empresas se desenvolverem, marcarem reuniões com clientes e parceiros, e fazerem parte do ecossistema de negócios dos brasileiros nos Estados Unidos.

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