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Boas estratégias digitais podem impulsionar as vendas no Natal

Boas estratégias digitais podem impulsionar as vendas no Natal
Boas estratégias digitais podem impulsionar as vendas no Natal

Especialista em mercado digital destaca como personalização e planejamento podem impulsionar vendas no Natal

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O Natal é uma das épocas mais lucrativas do ano para o comércio. Porém, com a crescente competição no mercado digital, é essencial que os negócios invistam em estratégias inteligentes para se destacar e atrair consumidores.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o e-commerce deve movimentar R$ 23,33 bilhões no Natal de 2024, o que representa um aumento de 9,91% em relação a 2023. A ABComm também estima que o ticket médio por transação deve ser de R$ 639 e o número de pedidos deve ser de 36,48 milhões. Segundo especialistas, a combinação de planejamento, criatividade e ferramentas digitais pode transformar as vendas de fim de ano.

“Hoje, a jornada do consumidor começa, muitas vezes, no ambiente on-line. Estar presente nesse espaço com uma estratégia bem definida é o primeiro passo para atrair clientes e gerar vendas”, explica o jornalista e estrategista digital, Janiel Kempers. Para ele, o diferencial está na personalização da experiência do cliente e no uso eficaz de plataformas como redes sociais, e-commerce e campanhas de e-mail.

Os consumidores estão mais exigentes e esperam ofertas relevantes e personalizadas. “Investir em ferramentas que analisam dados do cliente para oferecer produtos que realmente os interessem é fundamental”, aponta Kempers. “Além disso, sites rápidos, intuitivos e com boa navegabilidade são indispensáveis”.

As redes sociais desempenham um papel crucial nessa época. Campanhas criativas, como sorteios, desafios interativos e promoções exclusivas, ajudam a atrair atenção e engajamento. “Apostar no conteúdo visual e em estratégias como os reels e stories no Instagram pode dar um alcance significativo à marca”, sugere o especialista.

Outra dica é planejar promoções com antecedência. Ofertas com frete grátis, combos e descontos para compras antecipadas são atrativas. Além disso, o remarketing – ou seja, impactar novamente clientes que já visitaram o site ou adicionar produtos ao carrinho – é uma estratégia eficiente. “Muitas vezes, o cliente precisa de um empurrãozinho para finalizar a compra. O remarketing é como aquele lembrete oportuno”, comenta Kempers.

Planejar a campanha com antecedência é essencial. Desde criar um cronograma de postagens até garantir que o estoque esteja pronto para a demanda. “A preparação começa meses antes, com análises de mercado e definição de metas. Quem deixa para última hora acaba perdendo oportunidades preciosas”, alerta Kempers.

Com uma estratégia digital bem elaborada, pequenos e grandes negócios podem transformar o Natal em uma oportunidade de crescimento e fidelização de clientes. Como enfatiza Janiel Kempers: “O ambiente digital é democrático. Qualquer negócio pode se destacar, desde que invista tempo e criatividade em entender e atender às necessidades do consumidor”.

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